domingo, 14 de setembro de 2014

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS E CD´S

SEGUE ABAIXO, SUGESTÕES DE ENNY PAREJO

Música (livros e CD’s):

Para a imersão musical: são músicas com timbre homogêneo e caráter apaziguante que funcionam bem para relaxamento e como música de fundo para alguma atividade, mas há também canções que podem ser utilizadas.

-          VIDA DE BEBÊ – Isadora Canto – www.azulmusic.com.br
-          THE WORLDS SINGS GOODNIGHT – Silver Wave Records
-          MEU NENÉM – Décio Gioielli, Paulo Tatit e Sandra Peres – Palavra Cantada. www.palavracantada.com.br
-          BEATLES FOR BABIES – coleção Happy Baby
-          CANÇÕES DE NINAR . Sandra Peres e Paulo Tatit - Palavra cantada.
-          MPBaby. Chorinho. MCD/ LUA Discos www.mcd.com.br  www.luadiscos.com.br

Repertório de canções e parlendas: os arranjos são ótimos, o folclore o mais tradicional. As canções podem ser utilizadas para múltiplas finalidades, através de uma escuta atenta voce descobrirá canções e parlendas para aplicar todas as estratégias que discutimos em aula.
-          CANCIONEIRO FOLCLÓRICO INFANTIL . Mara Fontoura e Lydio Roberto Silva. Curitiba: Ed. Gramofone. www.gramofone.com.br
-          ANJOS DA TERRA – Dércio Marques – independente
-          ABRA A RODA tin do le lê – Lydia Hortélio

Interagir com o corpo do bebê: além de oferecer repertório, muitas das canções desses CDs são ideais para percutir, sensibilizar, articular e trabalhar com o corpo do bebê de várias formas, pode-se também  utilizar muitas delas para tocar instrumentos sobre motivos e frases determinadas, ou para apresentar instrumentos novos, depende da criatividade de cada um...
-          ESTICA E DOBRA – Grupo Curupaco
-          DOIS A DOIS – Grupo Rodapião – Palavra Cantada.
-          BARBATUQUES – corpo do som.  www.mcd.com.br
-          Ô, BELA ALICE – música tradicional da infância no sertão da Bahia -  Lydia Hortélio e Antonio Madureira

Imersão cultural: são músicas para vivenciar elementos de nossa cultura, dançar, tocar instrumentos específicos e permitir ao bebê dar um mergulho na vida musical através de ritmos específicos.
-          BRINCADEIRAS DE RODA, ESTÓRIAS E CANÇÕES DE NINAR – Antonio Carlos Nóbrega – Eldorado.
-          MUSICAS DAQUI, RITMOS DO MUNDO – Fábrica ( canções infantis brasileiras em arranjos de ritmos variados do mundo, por grandes intérpretes)
-          PÉ COM PÉ –Sandra Peres e Paulo Tatit - Palavra Cantada.

Historinhas: muitos dos discos acima contém também histórias que devem ser encurtadas e simplificadas para trabalhar com os bebês. A coleção indicada abaixo é um primor de arranjos, Radamés Gnatalli é um dos maiores arranjadores da nossa música. Pode-se simplificar a história e utilizar as partes cantadas e as diferentes vozes para trabalhar com os bebês. As histórias podem ser contadas expressivamente, utilizando-se dedoches, marionetes e criando vozes interessantes.
COLEÇÃO ERA UMA VEZ – Arranjos musicais de Radamés Gnatalli

Escuta de sons: os CDs indicados reúnem sons de pássaros e de efeitos diversos da natureza, animais , entre outros ruídos. Na Internet também se pode conseguir quase todos esses sons.
-          O CANTO DOS PÁSSAROS DO BRASIL – Johan Dalgas Frisch.
-          COLEÇÃO SOUND EFFECTS – BBC records &tapes


Livros específicos de musicalização para bebês: 

BEBÊ – música e movimento – Josette Feres. www.musicainfantil.com.br
Este livro além de oferecer repertório muito apropriado para bebês, contém muitas idéias para organização do trabalho nessa faixa etária, e é praticamente o único específico. Acaba de sair o CD com as canções do livro.

YOU AND ME – pais e filhos brincando juntos (Kit  música baby e Kit música).
Este livro de autoria de Sandra Oak contém bastante repertório bem interessante para a faixa etária bebês entre outras sugestões didáticas. www.youme.com.br


Livros interessantes :

Para estimulação visual- mas também para ativar o imaginário cantar as canções dos personagens e bichinhos.
-          O COELHO ENGRAÇADO (dobraduras). Todolivro.  www.todolivro.com.br
-          SONS DIVERTIDOS. Editora Brinquebook

Para estimulação auditiva e visual – os livros podem ser sonorizados com instrumentos, ou pode-se gravar a trilha sonora para que os bebês ouçam, ou ainda utilizar apitos, papéis e outras fontes sonoras para que os bebês encontrem os sons e os vivenciem.

-          PASSAROS Quem sou eu?. Ed. Todolivro. Utilizamos para apresentar os bichinhos, seus sons gravados e as canções correspondentes.
-          BICHOS DA NOITE. Carla Caruso. Ed. Dimensão. Cada bicho tem sua canção e seu som produzido por um  instrumento ou pela voz
-          PIUI-PIUI. Ed. Todolivro. Este livro é interessante para produzir o som do trem ritmicamente com papel celofane ou outro papel.
-          MEDO DO ESCURO. Antonio Carlos Pacheco e Omar Grassetti. Editora Atica
Essa historinha pode ser sonorizada só com instrumentos metálicos representando os sons dos diferentes personagens: a estrelinha, a lua, o sol, o estrelão etc..Os bebês gostam muito.
-          O BARQUINHO VAI...Mauricio Veneza. Editora Formato. Utilizamos para ouvir a trilha sonora e cantar canções sobre os temas da história.
-          FORA DA GAIOLA e outras poesias. Lalau e Laura Beatriz. Companhia das letrinhas.

Psicologia, Neurologia, Filosofia:

-          Site importante:www.musica.uci.edu – neste site o Dr. Werner Weinberger apresenta e comenta diversas pesquisas sobre os benefícios da música para o desenvolvimento infantil.
-          Revista MENTE E CÉREBRO. São Paulo: Duetto Editorial
Não deixem de acompanhar o movimento dessa revista, saem inúmeras reportagens sobre bebês e crianças, apresentando as últimas pesquisas em neuropsicologia que fundamentam amplamente nosso trabalho.
-          Série Especial “ A mente do Bebê”, em quatro fascículos, fundamenta amplamente nosso trabalho. Fascículo IV - Pg. 59 – Quando a voz falha
-          ANO XIII – nº 149 – O PODER DA MÚSICA - Várias reportagens  interessantes
-          ANO XIV - nº 149 é específica sobre música. Pg. 16 – Conseqüências hormonais do abandono. Pg. 76 – Mente simbólica
-          ANO XIV – nº 154 - Pg. 17 – Crianças aprendem música no colo dos pais
-          ANO XIV – nº 156  - Pg. 16 – Voz feminina é mais complexa
-          ANO XIV – nº 157 – traz reportagens sobre a Neuropedagogia, um novo ramo de estudos que nos interessa.
-          PERETZ, Isabelle e ZATORRE, Robert. The cognitive neuroscience of music. New York: Oxford University Press
Este livro reúne artigos muito importantes e atuais sobre os mais diversificados aspectos da pesquisa em música e neurologia. Peretz e Zatorre coordenam um importante grupo de pesquisadores no Canadá. www.zlab.mcgill.ca/home.html
-          PINTO, Elizabeth Batista, VILANOVA, Luiz Celso. Desenvolvimento do comportamento da criança no primeiro ano de vida. Ed. Casa do Psicólogo. Livro escrito pelo neuropediatra que ministrou curso sobre a mente do bebê na Casa do Saber, ainda não li, mas com certeza aprofunda o assunto.
-          AZEVEDO, Maria Frasson de. Desenvolvimento auditivo de crianças normais e de alto risco.Ed. Plexus. Livro também indicado no curso sobre a mente do bebê.
-          MONTAGU, Ashley. TOCAR- o significado humano da pele. São Paulo: Summus Editorial.
Esse livro é uma verdadeira preciosidade, apresentando inúmeras pesquisas sobre a importância do toque corporal e sobre a função tátil da música.
-          McCLURE, Vimala Schneider. Massagem infantil – um guia para pais carinhosos.SP/RJ: Editora Record
Trata-se do melhor livro que encontrei até hoje para explicar os movimentos da Shantala e todo cuidado que deve cercar a massagem do bebê, pode perfeitamente ser utilizado autodidaticamente.
-          SILBERG, Jackie. 125 brincadeiras para estimular o cérebro do seu bebê. São Paulo: Editora Ground.
Livro muito interessante que sintetiza de forma bem concisa e original o que se sabe sobre o cérebro do bebê e propõe muitas brincadeiras para estimular sua evolução neuropsicológica.
-          DOLLE, Jean-Marie. Para compreender Jean Piaget.
Minha edição é francesa, mas existe em português, naturalmente não podemos prescindir das idéias desse grande mestre, sobre os estágios de evolução da criança. Piaget continua insuperável em tudo o que disse sobre o estágio sensório motor da criança.
-          WALLON, Henry. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria.
Neste livro, muito interessante e clássico,  encontramos uma outra visão sobre os estágios de desenvolvimento da criança, que privilegia a emoção e a sociabilidade.
-          PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas e profissão docente: três facetas. In Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997.
Esse livro escrito por Perrenoud que foi consultor para a Educação no Brasil traz temas bem interessantes para a educação geral, sobretudo no capítulo indicado que discute a “improvisação regulada” e o “habitus do professor”, conceitos tão importantes para aquele que tem criar em sala de aula.

PARA SABER MAIS SOBRE ENNY PAREJO, ACESSE:
http://ennyparejo.com.br/

MATEMÁTICA INCLUSIVA

DICAS DE SITES SOBRE MATEMÁTICA INCLUSIVA QUE PODEM TAMBÉM SER ADAPTADOS PARA OUTRAS MATÉRIAS...

1. http://www.matematicainclusiva.net.br/ (clicar em “Aplicativos”)

2. Matemática para crianças com síndrome de Down: trabalhos feitos por Leo Akio.

3. Grupos de pesquisa envolvidos com educação inclusiva: GIEPEM – Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática GEPSEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática EPURA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva http://grupoepura.blogspot.com.br/ 

4. Indicação de bibliografia: a) Os surdos e as notações numéricas http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=node/184 b) Surdez, inclusão e matemática http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3820 c) O ensino de matemática para alunos com surdez http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=4034 d) CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. 2 ed. São Paulo, Edusp. e) De sinal em sinal http://ensinodelibras.blogspot.com.br/2009/12/pedido-voce-pode-fazer-o-pedido-pelo-e.html f) Livro didático digital em LIBRAS: uma proposta de inclusão para estudantes surdos http://editora-arara-azul.com.br/portal/images/revista/edi%C3%A7%C3%A3o11/recursos/1%29%20Ramos%20REVISTA%2011.pdf 

5. Vídeos da Profa. Zanubia Dada no YouTube 

6. Comunidade Mãotemática no Facebook https://www.facebook.com/maotematica?fref=ts 

7. Site de Elielson Sales http://ersalles.wordpress.com/ 

8. Trabalhos de Miriam Godoy Penteado 

9. http://www.porsinal.pt/ 

10. Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) http://www.ines.gov.br/ines_portal_novo/ 

11. Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 

12. PNAIC – Inclusão http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Educ%20Incl_pg001-096.pdf 

13. Trabalhos de Maria Helena Fávero e Meireluce Leite Pimenta 

14. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS 

15. Materiais do MEC para educação inclusiva http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17009&Itemid=913
Matemática Inclusiva - Home www.matematicainclusiva.net.br

LIVROS EM PDF GRATUITOS

RECENTEMENTE RECEBI POR EMAIL, ESTA EDITORA ESTÁ DISPONIBILIZANDO GRATUITAMENTE AS PUBLICAÇÕES ABAIXO:


VAMOS DIVULGAR!



“Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: Guia de orientação a professores”  

escrita por Laís Pereira Khoury e colaboradores. 

Esta obra traz orientações para professores sobre o manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar.

Confira o Sumário:

Transtornos do Espectro do autismo

- Definição

- Problemas de comunicação, de interação social e de comportamento

- Dificuldades em habilidades cognitivas

- Dificuldades em habilidades de teoria da mente


Orientações a professores sobre a inclusão escolar e os Transtornos do Espectro do Autismo

- Como a Análise Aplicada do Comportamento pode ajudar o professor na avaliação e no manejo de problemas de comportamento nos TEA

- Tipos de comportamentos inadequados de maior prevalência em crianças e adolescentes com TEA

- Orientações a professores para manejo comportamental em sala de aula baseadas na Análise do Comportamento.



Manejo comportamental de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams
Guia para professores, pais e cuidadores


Esta obra traz orientações para professores, pais e cuidadores sobre o manejo comportamental de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams.
SUMÁRIO
1. Diagnóstico e principais características clínicas
2. Principais características do funcionamento cognitivo
3. Principais características das habilidades de linguagem e de comunicação
4. Principais caraterísticas comportamentais e padrões de socialização
5. Desenvolvimento de atividades de vida diária
6. A inclusão escolar de crianças com Síndrome de Williams
7. Orientações para o contexto de sala de aula em relação a princípios básicos de alfabetização de crianças com Síndrome de Williams
8. Orientações para manejo de problemas de déficit de atenção e hiperatividade
9. Orientações para o treinamento de habilidades sociais
10. Orientações para o manejo de dificuldades emocionais e problemas do comportamento

http://memnon.com.br/proesp/

PARA GASTAR $$....

Recentemente fiz um curso com Enny Parejo (excelente!!!) e ela separou uma relação bem bacana de sites para comprar instrumentos musicais, segue abaixo a lista, já aproveitei e encaixei algumas dicas minhas também!

RELAÇÃO DE LOJAS E SITES PARA COMPRAR INSTRUMENTOS MUSICAIS:


JOG MUSIC  www.jog.com.br  
Avenida 13, 1109 – Rio Claro – Fone (019) 3524 3888
Instrumentos de plaquetas e percussões entre outros materiais didáticos interessantes para a Educação Musical   

fabricam coisas muito lindinhas para a iniciação musical dos pequenos, inclusive a flauta de êmbolo e as castanholinhas

BATUCADAS MIL www.batucadas1000.com.br
Fiquei sabendo que a loja fechou, o que é uma pena, agora só atendem pelo site. Na batucadas é possível encontrar
instrumentos musicais e outras fontes sonoras das mais interessantes.
Obs. Na Rua Teodoro Sampaio, é possível encontrar muitas lojas especializadas em instrumentos musicais é muito interessante, para quem tiver tempo de  andar e pesquisar.

MENESTREL www.menestrel.com.brJogos e materiais diversos muito interessantes para a Educação Musical
  
RIVELINO rivacoxa@ig.com.br – livreiro especializado em livros de música e Educação musical, possui no catálogo uma grande variedade de livros muito interessantes.(estava expondo em Ourinhos)

CONTEMPORÂNEA – Rua General Osório, 46 (Metro Luz) fone 278 3574  221 8625
Percussões em geral, a loja cresceu muito há bastante variedade de instrumentos para ver, na mesma região há outras lojas de instrumentos musicais.

CIDINHA DELGAGO cidinhamusica@terra.com.br
palhacinhos e caixinhas de surpresa muito lindinhas
Fone: 11-9580 3424


Fabrica coisas em metal de ótima qualidade: pratos, gongos, Metalofones, inspirados dos princípios da Antroposofia. Ministram cursos e oficinas muito interessantes para a prática musical.

FABRICA DE PIOS “MAURILIO COELHO” http://www.piocoelho.com.br/ - fabrica apitos diversos com CD ilustrativo dos sons dos pássaros
Rua Gastão Pimenta Coelho, 39 29309-830 Cachoeiro do Itapemirim – ES
(027) 522 2259


SININHOS BRASILEIROS (dourados) Sr. Amaro – ARTESANATO EM BRONZE – fabrica sininhos de metal
R. Barão de Duprat, aproximadamente em frente ao nº115 (São Paulo). Fones: (011) 3333 1827 - 9-9563 8243 –
  9-6797 7182 – 9-9713 5934 – 9- 8390 2101


CASA DA EDUCAÇÃO - BRINQUEDOS EDUCATIVOS
http://www.casadaeducacao.com.br
Av. Senador Vergueiro. 955 - Centro - São Bernardo do Campo - SP



EMPÓRIO MUSICAL
http://www.emporiomusical.com.br

DO RÉ MI FÁ SHOP
http://www.doremifashop.com.br/


KIT SAPEKA
http://www.kitsapeka.com.br/loja/index.php


SITES INTERNACIONAIS que oferecem enorme variedade de materiais didáticos para a educação musical





http://www.rhythmband.com/

Espaço Pedagógico de Artes

Espaço Pedagógico de Artes

 

O Espaço Pedagógico de Artes (EPA) tem por foco trabalhar a linguagem artística (música e desenho) com todos os públicos (com e sem deficiência) em prol de um aprendizado significativo para todos, a partir de planos pedagógicos individualizados.
Convido-lhe a conhecer e prestigiar o conteúdo do nosso site:
http://espacopedagogicodeartes.wordpress.com , também estamos nas redes sociais.

O Projeto Salada Cultural oferta uma programação diversificada para o público em geral, sobre artes, educação, filosofia, inclusão e temas afins, diluída em pequenos cursos, workshops, palestras, masterclass e oficinas, sempre aos sábados, com profissionais altamente qualificados em suas respectivas áreas.

E para começar com chave de ouro, os primeiros eventos do dia 27 de setembro, que seriam respectivamente a Masterclass de Metais e Interfaces entre Arte, Corpo e Terapia Ocupacional abrimos 10 vagas gratuitas para cada um dos eventos.

Abaixo está a grade com toda a programação de 2014, 



Canteiro - Atividade Motora

Músicas para Brincar - Margareth Darezzo

Palavras da Autora:

"Minha proposta ao produzir o CD Canteiro, em 2008, foi oferecer à criança 
a oportunidade de conhecer sons e instrumentos variados com linguagem lúdica 
e temas adequados ao desenvolvimento infantil. Desde então, as canções vêm sendo 
utilizadas em sala de aula com bons resultados, tanto nas atividades musicais quanto 
em propostas interdisciplinares.
Essa experiência positiva nos motivou a desenvolver o livro com CD Canteiro – músicas 
para brincar, que traz atividades lúdicas e interação entre as linguagens musical e gráfica. 
Nós, professores, como bons jardineiros que somos, vamos semear a música na vontade 
de aprender das nossas crianças, utilizando o melhor momento e ambiente: a escola. 
Os temas das canções e as brincadeiras propostas estimulam a formação para 
a cidadania, a socialização e o convívio com a arte, oferecendo oportunidades para 
a criança ouvir, perceber, identificar, classificar, reproduzir e criar. A cada vez que 
a criança ouve o CD, encontra possibilidades de brincadeira e, sempre que o aluno 
brinca com a atividade proposta no livro, vivencia a audição musical".


(Capa do livro)

(capa do CD)

É um material muito bacana, vale a pena conferir!

Acesse para ver alguns vídeos:
http://sites.aticascipione.com.br/canteiro/videos.html

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Oficina de Musicalização

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO – PROFA. LEILA SUGAHARA

21 de Setembro ( Domingo ) 08h30 as 18h00 - vagas limitadas.














Conservatório Beethoven
Detalhes: http://www.beethoven.art.br/leilasugahara/
 

Rua Bento Frias – 135 Pinheiros São Paulo  
SP 05423-050
Tel: 11- 3031.9057 / 3815.7960 / 3813.8669  
Email: beethoven@nmb.com.br

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

BRINQUEDOS WALDORF - Renove sua biblioteca

Regras da Promoção para as Escolas


RENOVE A SUA BRINQUEDOTECA SEM NENHUM INVESTIMENTO!

REGRAS:

1‐ Quem pode parti­cipar?
R:Escolas do Estado de SP  com Educação Infantil.

2‐ Como parti­cipar?
R:Simples! Basta acessar o formulário disponível no link abaixo, preenche‐lo que entraremos em contato.
Após contato via telefone, será enviado para a escola um panfleto já com o código a ser utilizado na compra. Este panfleto deve ser encaminhado na agendados alunos para que os pais tomem conhecimento da campanha.

Link do formulário 

3- O que minha escola ganha pela participação?
R: Sua escola ganha 10% de todas as compras realizadas no sitewww.brinquedoswaldorf.com.br utilizando o código informado no panfleto. E, a soma deste percentual será convertido em brinquedos para você renovar sua brinquedoteca.


4‐ Como faço o Resgate dos brinquedos?
R:Basta solicitar através do email: contato@brinquedoswaldorf.com.br  o saldo de compras efetuadas com o código da escola informado no panfleto. Com essa informação você acessa o site: www.briquendoswaldorf.com.br, escolhe os brinquedos, solicita o resgate via email:contato@brinquedoswaldorf.com.br e enviaremos o mesmo para o local informado no formulário de cadastramento.

Se o valor do resgate for menor que o valor do brinquedo escolhido, este poderá ser complementado em dinheiro.

5‐ Qual o prazo para resgate?
R:O prazo do resgate será até dezembro de 2014

Acesse o link abaixo e participe já!

**Em caso de dúvida, entre em contato conosco através do e-mail:contato@brinquedoswaldorf.com.br**

BARBATUQUES: TUM PÁ

Olha quem está chegando nas lojas de todo o Brasil!!!

 Apresentamos o DVD Barbatuques Tum Pá, Ao Vivo!!!

 "Pé no chão, mão no coração.." — com Gravadora Mcd.