sábado, 12 de fevereiro de 2011

Plano de Aula - desenho

Plano de Aula Ensino Fundamental II

Imagens no tempo

Objetivos 
- Despertar o espírito crítico na apreciação de obras audiovisuais
- Criar coletivamente um produto com imagens e textos

Conteúdos 
- História da fotografia e do cinema
- Linguagens e gêneros audiovisuais
- Noções de óptica
- Elementos de semiótica (estudo do significado das imagens)

Ano 8º e 9º

Tempo estimado
14 aulas.

Material necessário
TV, DVD e computador com internet.

Desenvolvimento das atividades

1ª etapa
Pergunte aos alunos como eles se relacionam com a fotografia e o cinema. O que costumam clicar? Onde assistem a filmes? Avalie aspectos técnicos (foco, enquadramento etc.) e competências de apreciação (identifique se eles entendem que as histórias e mensagens subjetivas - os significados - são comunicadas por falas, textos, imagens e sons).

2ª Etapa Explore a história da fotografia mostrando a câmara escura, que possibilitou a projeção de imagens (veja como construir no site www.eba.ufmg.br/cfalieri/pinhole.html), e processos de fixação de imagens, que permitiram gravar e imprimir fotos.

3ª Etapa
Leve exemplos dos primeiros filmes, como Viagem à Lua (1902), do cineasta Georges Méliès (veja em br.youtube.com/watch? v=UiDWmXHR3RQ). Ao discutir com a classe a história e os significados do filme, enfatize o papel dos recursos audiovisuais para comunicá-los.

4ª Etapa Escolha um videoclipe para analisar criticamente com a turma. Prefira exemplos narrativos, como Ela Disse Adeus, dos Paralamas do Sucesso (veja em br.youtube.com/watch?v=sxBPKpwb7yI). Deixe-os interpretar a história e seus significados, questionando  as diferenças quando apenas se ouve a música e quando se vê o clipe.

5ª Etapa
Hora da produção. Divida a sala em grupos para escrever uma pequena narrativa com início, meio e fim, pensando em como ela poderia ser adaptada visualmente. Peça que fotografem cada cena e montem uma espécie de fotonovela, com imagens e legendas descritivas. Debata com a classe como as histórias e seus significados foram comunicados.

Produto final
Exposição das narrativas visuais.

Avaliação
Verifique nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado das noções de análise crítica. No trabalho prático, avalie conhecimentos técnicos e o uso dos recursos audiovisuais para contar a história e seus significados.

Revista Nova Escola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário