domingo, 22 de maio de 2011

Atrações Educativas e Divertidas!

O que fazer com as crianças nas férias? 

Em todo o Brasil, há muitas atrações divertidas para seus filhos conhecerem: parques, praças, zoológicos e, acredite, museus. 

Sim, os centros culturais, as fundações e os museus começaram a perder o ar sisudo e ficaram muito mais lúdicos. Em muitos deles, há atividades interativas -- reais ou virtuais. 

E isso, sem perder o enfoque principal, que é ser um ambiente que proporcione a aprendizagem e o conhecimento. 

Educar para Crescer fez a lista dos melhores do Brasil. 

Conheça, divirta-se e ajude a escolher o melhor!



10 DICAS PARA TORNAR UM  VISITA AO MUSEU DIVERTIDA!!!



Um museu pode parecer um ambiente chato e entediante para as crianças. Por isso, uma visita a uma exposição nem sempre é lembrada na hora de escolher o passeio do fim de semana. Mas não precisa ser assim: além do aprendizado enorme que a criança pode ter em contato com obras de arte, muitas instituições produzem material educativo especialmente para aproximar a exposição do universo infantil e, assim, torná-la mais interessante. Você mesmo também pode estimular seu filho a fazer mais do que simplesmente observar: a obra de arte tem a capacidade de despertar a imaginação da criança e estimulá-la a conversar sobre aspectos de sua própria vida. 

Conheça agora 10 dicas para ajudar seu filho a se divertir no museu:

1 - Pesquise sobre a exposição antes de visitá-la. Você não precisa conhecer detalhes sobre o artista e sua obra, mas saber o que vocês vão encontrar pode ajudar a conversar sobre a exposição durante a visita. É muito mais interessante do que simplesmente observar as obras. Para isso, o próprio site do museu pode ajudar muito; alguns inclusive oferecem atividades infantis online. Aproveite para checar se a entrada é gratuita para crianças.

2 - Procure museus com atrações interativas. Isso vale especialmente para crianças pequenas. Recursos multimídia, por exemplo, ou mostras baseadas em brincadeiras com o público, prendem mais a atenção e despertam o interesse com mais facilidade. Se vocês forem a um museu mais tradicional, destinado a adultos, não esqueça de explicar ao seu filho que ele não deve tocar nas obras, gritar ou correr pelas salas.

3 - Converse com seu filho antes da exposição. Tente perceber o que mais o agrada e pergunte o que ele acha que vai encontrar, como ele imagina que seja o artista e suas obras. Assistir a um filme ou ler um livro sobre o assunto também pode ajudar a deixar seu filho animado com a atividade.

4 - Tente aproximar o artista do seu filho. Saber um pouco mais sobre a vida do artista - como era sua personalidade, sua casa, sua família - mostra que ele é uma pessoa como qualquer outra, e que seu filho também pode desenhar, pintar ou escrever, se tiver vontade. Falar sobre o artista na forma de uma história vai interessar a criança e deixá-la com vontade de conhecer suas obras.

5 - Fique atento aos recursos pedagógicos oferecidos pelo museu. Muitas instituições elaboram material para crianças, mesmo quando a exposição não é voltada ao público infantil. Cadernos, cartilhas e jogos podem ser usados tanto no museu, observando o acervo, quanto na sala de aula ou mesmo em casa. Verifique também se o museu possui espaços para que a própria criança faça sua arte, desenhando, pintando ou escrevendo, por exemplo.

6 - Participe de visitas guiadas. Além de conhecer muito bem o acervo, educadores do museu podem realizar atividades que facilitem o entendimento, como contação de histórias, músicas, filmes e jogos. Tudo isso relaciona a exposição com a experiência própria da criança e, por isso, prende sua atenção.

7 - Incentive seu filho a falar sobre a obra. É muito comum que crianças pequenas usem uma imagem como estimulo para contar alguma história de sua própria vida. Uma pergunta simples feita na frente de um quadro, como "o que você vê aqui?", pode despertar a imaginação.

8 - Procure conhecer os programas de férias. Muitos museus têm programações especiais para crianças nos meses de recesso escolar, com filmes, visitas guiadas e atividades interativas. É uma boa oportunidade para seu filho ter contato com a arte na companhia de outras crianças.

9 - Não force a criança. Tentar fazer seu filho aprender sobre características objetivas da obra - como o autor, estilo ou período histórico - pode gerar resistência. Entrar no universo próprio da infância, contando uma história, por exemplo, desperta naturalmente o interesse. Isso pode não acontecer na primeira ou na segunda visita, mas os passeios regulares a museus deixarão a criança mais à vontade no mundo da arte.

10 - Incentive o prazer de estar diante de uma obra de arte. Isso é muito mais importante do que qualquer detalhe técnico da exposição. Além de estimular no seu filho o gosto pela arte, uma visita ao museu pode ser, antes de tudo, um divertido passeio em família.

18/05/2011 15:49 





Nenhum comentário:

Postar um comentário