domingo, 14 de setembro de 2014

O Método Orff, apenas uma pincelada!

O Método Orff baseia-se no aprendizado musical através de uma vivência corporal.

Música e Movimento são dois elementos integrados no homem e existem necessariamente em conjunto.

O desenvolvimento desses elementos começando desde a infância, levam a uma vida mais rica, ajudando o indivíduo a expressar-se de uma maneira mais criativa.

Criatividade é também sinônimo de desenvolvimento intelectual.

Processo de Aprendizagem:

* o lançamento de um estímulo;

* a criança brinca em torno desse estímulo;

*a criança mostra ao grupo o que descobriu;

* o grupo escolhe uma solução entre as diversas alternativas;

* o grupo desenvolve algo concreto para todos, assim a criança passa a sentir a relevância do estímulo que é o primeiro e principal passo.


As atividades sempre são preparadas de forma que o intuito leve a conceitos teóricos. Tudo deve ser vivenciado corporalmente antes.

O Método Orff é bastante abrangente chegando na atualidade a usar recursos de outras formas de expressão como: as artes visuais, dramáticas e de movimento.

Com muita frequencia acredita-se que o método só pode ser aplicado mediante o uso do instrumento criado e adaptado por Orff, o que não é verdade, pois o principal instrumento utilizado é o corpo.

Na atualidade o conceito de Arte-Integrada foi incorporao pelo Orff,  Institut na Áustria em Salzburg, que o adequou ao seu processo metodológico, sendo um dos únicos métodos que englobam o atual e o moderno conceito de Arte Integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário