segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

GEOGRAFIA


SOLO
            O solo é a camada superficial da crosta terrestre.
            O solo é muito importante para os seres vivos. Nele pisamos, construímos moradias e cultivamos as plantas.
            O solo é composto por pequenos pedaços de rochas da crosta misturada com húmus. O húmus é uma matéria formada pela decomposição de restos de animais e vegetais (seres vivos).
            As rochas foram se fragmentando devido à ação do calor do Sol, dos ventos e das águas da chuva, dos rios e dos mares. As rochas transformaram-se em pedaços bastante pequenos. O conjunto dos processos que transformaram as rochas é chamado de intemperismo.
            Conforme o tipo de rocha que sofreu transformação, podem ser formados dois tipos de grãos, os de areia e os de argila.
            No decorrer do tempo, a esse material foi juntando o húmus, completando a composição do solo.
            Os solos são classificados dependendo da maior ou menor quantidade de areia e argila.
            Os principais tipos de solo são: arenoso e argiloso.
            O solo arenoso deixa a água passar facilmente por ele. Ele é permeável e, devido a isso, seca com rapidez. Para plantar no solo arenoso devemos irrigá-lo.
            O solo argiloso não deixa a água passar facilmente e, por isso, fica encharcado. Ele é bem menos permeável que o solo arenoso. Para plantar no solo argiloso devemos drenar o excesso de água.
            No subsolo encontramos os minerais. A hematita, a bauxita e as pedras preciosas são exemplos de minérios.
            O petróleo também é extraído do subsolo.

SOLO FÉRTIL, ALIMENTO MAIS SAUDÁVEL
         As plantas necessitam do Sol, da água, do ar e do solo. Elas retiram do solo os nutrientes que precisam e é parte desses nutrientes que vai nos alimentar. Portanto, para se produzir alimentos saudáveis, é necessário que o solo seja saudável.
            Há um ciclo de vida na natureza em que as plantas se alimentam do solo e devolvem a ele os nutrientes que vão ajudá-lo a se tornar fértil. As folhas, os galhos e os restos de plantas se decompõem no solo, assim como alguns insetos e pequenos bichos. Esse material decomposto é chamado de matéria orgânica.
            Se a vegetação é retirada da terra, o solo não recebe matéria orgânica e, além de ficar pobre em nutrientes, é facilmente desgastado pelo Sol, pela chuva e pelo vento.
            A plantação de um único tipo de alimento durante muito tempo no mesmo solo também desgasta a terra. Nesse tipo de plantio, o solo recebe apenas determinados minerais contidos naquela planta, o que causa um desequilíbrio de nutrientes. A planta, ao absorver os mesmos nutrientes do solo, também sofre esse desequilíbrio de nutrientes. A planta, ao absorver os mesmos nutrientes do solo, também sofre esse desequilíbrio, enfraquece e torna-se alvo de insetos e doenças.
            Para cultivar a terra é preciso cuidar da fertilidade do solo. É importante que a terra receba constantemente matéria orgânica para repor os nutrientes e, assim, se fertilizar e produzir alimentos mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário