sábado, 30 de janeiro de 2010

VALE A PENA CONFERIR !!!


Em 2008, tive o prazer de conhecer Viviane Louro, através do curso de Pós Graduação em Educação Musical  na FPA em São Paulo. Em meio a diversas disciplinas e professores, Ela, de uma maneira especial sobressaiu, pela maneira com que aborda a matéria que ministra: "Música e Educação Especial". 
Com uma metodologia facil e enfocando a prática acima de tudo, Viviane Louro acabou me incentivando muito, com isto montei minha monografia também com o tema de inclusão.

Seu livro ( conta com a colaboração com o músico Alex Ferreira de Andrade e o médico Luís Garcia Alonso), trata de um assunto pouco abordado,  metodologias para o ensino musical de pessoas com deficiência. Tudo se iniciou em 2002, com uma pesquisa de mestrado, e ela afirma que a quase totalidade do material encontrado sobre música e deficiência no Brasil versava sobre musicoterapia, mas não falava da inclusão do portador de deficiência na educação musical. Assim, este passou a ser seu foco não apenas acadêmico mas também profissional. . Nas palavras da autora: "Este livro é fruto da união de três pessoas que acreditam na importância de tentar transformar o fazer musical em algo tangível para todas as pessoas, independente de suas características físicas, mentais ou psicológicas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário