sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ZOLTÁN KODÁLY

ZOLTÁN KODALY

Zoltán Kodály nasceu em Keckskemét, Hungria, em 16 de dezembro de 1882.

Os pais de Kodály eram músicos amadores e era costume que em sua casa se juntassem alguns instrumentistas para fazer música de câmara. O primeiro alimento musical de Kodály foram então esses pequenos concertos, onde se punha embaixo do piano para ouvir a música. Esse era o ambiente da casa, porém havia também o ambiente de fora: a rua, seus amigo, as crianças camponesas com quem brincava na rua, de pés descalços.

Kodály entrou precocemente na escola superior de música, onde estudou e relembrou as melodias populares aprendidas com seus colegas na rua, e foi assim que percebeu quão diferente eram da música erudita que estudava. Decidiu então retornar à terra natal para ouvir o que as crianças camponesas estavam cantando, até porque a música popular húngara autêntica era conhecida através de alguns compositores que traduziram peças de características populares, como por exemplo Brahms, que compôs as Danças Húngaras. Essas músicas eram muito conhecidas, porém Kodály percebeu que a música que aprendera na infância era realmente diferente de tudo aquilo, e que a educação musical não era muito eficaz na Hungria. Ele acreditava que as raízes populares não eram bem aproveitadas.

Começou então a despertar o interesse dos alunos formados por ele para iniciarem um trabalho com esse tipo de material nas escolas onde ensinavam canto. Esta história amadureceu até atingir um ponto final: a implantação de um currículo para educação musical integrada nas escolas.

As pesquisas folclóricas de Kodály deram-lhe ainda o melhor da ópera cômica, e parte orquestral, , seu trabalho mais executado, de instrumentação brilhante e harmonia muitas vezes surpreendente.

Dentre suas obras estão Psalmus Hungarius (1923), para tenor solo, coro e orquestra; Quarteto no. 2, Opus 10 (1917); Te Deum ( 1936); Háry János (1926), ópera cômica; Suíte Háry János (1930) e Sinfonia em Dó maior (1961).

Zoltán Kodály faleceu em Budapest, em 6 de março de 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário