sábado, 17 de abril de 2010

16 de abril, Dia Mundial da Voz

Nessa data são realizadas diversas ações com o objetivo de informar a população sobre a importância da voz e sobre problemas que podem acometer essa ferramenta de comunicação. Conheça o Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP


Voz: principal instrumento de trabalho do professor

O professor é um profissional que tem como principal instrumento de trabalho a voz e que, na maioria das vezes, convive com a seguinte situação:

  • Grande jornada de trabalho, acarretando o uso da voz por muitas horas seguidas;




  • Excesso de trabalho, obrigando o professor a levar trabalho para casa, o que diminui o tempo de repouso e lazer desse profissional;




  • Número excessivo de alunos em sala de aula, tendo o professor que aumentar a intensidade de sua voz para ser ouvido por todos;




  • A indisciplina dos alunos, o que gera um desgaste emocional nesse profissional;




  • Condições físicas de trabalho inadequadas, como salas de aula mal projetadas, ruído externo e interno a sala de aula, sala de professores com estrutura inadequada;




  • Falta de informações sobre cuidados com a saúde vocal na sua formação profissional.



  • Essas situações fazem com que o professor seja um dos profissionais que mais apresenta problemas vocais. Freqüentemente ele possui as queixas de garganta raspando e ardendo, de sensação de corpo estranho na garganta, de tensão no pescoço, de cansaço vocal, de voz mais fraca no final do dia, de alterações na qualidade vocal, entre outros sintomas que denunciam o uso inadequado das estruturas que produzem a voz e/ou o abuso vocal.
    O ideal é que o professor procure a prevenção, ou seja, que busque com profissionais da área (fonoaudiólogo e médico otorrinolaringologista) orientações e verifiquem as condições de sua voz.
    O otorrinolaringologista é quem diagnostica lesões nas pregas vocais, como nódulos (“calos”), pólipos, cistos, entre outros problemas. Já o fonoaudiólogo verifica como está o funcionamento das estruturas que produzem a voz, a qualidade vocal e, quando necessário, é responsável pela reabilitação do paciente. Portanto é fundamental o trabalho conjunto entre esses dois profissionais.



    Palestras nas escolas
    Além do atendimento que faz na sede do Sindicato, a fonoaudióloga do SINPRO-SP vai gratuitamente até as escolas, em dias e horários previamente agendados, para conversar com os professores e dar orientações de como cuidar da voz.

    Os professores que participam da palestra ganham uma garrafinha para beberem água enquanto estiverem lecionando e o guia de orientações “Bem-estar vocal: uma nova perspectiva de cuidar da voz”.
    Esse trabalho pode acontecer em um dia ou mais, dependendo do número de professores e da disponibilidade de horários da escola. Para agendar uma palestra na escola é necessário ligar para o Sindicato (5080-5988) e falar com Fabiana Zambon ou enviar um e-mail paravoz@sinprosp.org.br.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário