domingo, 25 de abril de 2010

PROJETO NOMES PRÓPRIOS

Escola Municipal Luiz Gonzaga

Trabalho pedagógico com nomes próprios

O conhecimento do próprio nome tem duas conseqüências importantes para os alunos que estão se alfabetizando:
    - é uma escrita livre de contexto:
    - é uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras.
A escrita do nome próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes razões:
    - tanto do ponto de vista lingüístico como do gráfico, o nome próprio é um modelo estável ;
    - o nome próprio é um nome que se refere a um único objeto, com o que se elimina, para a criança, a ambigüidade na interpretação;
    - o nome próprio tem valor de verdade porque se reporta a uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor;
    - do ponto de vista da estrutura daquilo que está escrito, a pauta lingüística e o referente coincidem.
A escrita de nomes próprios é uma boa situação para trabalhar com modelos de escrita, e isso é conveniente porque esse tipo de modelo oferece informação à criança sobre :
    - a forma e o valor sonoro convencional das letras;
    - a quantidade de letras necessária para escrever os nomes ;
    - a realidade convencional da escrita, o que serve de referência para checar as própria hipóteses.

Algumas atividades

No que se refere ao trabalho pedagógico, têm se mostrado produtivas as situações em que as crianças precisem;
    - Consultar listas de nomes ou apelidos.
    - Reconhecer a escrita dos nomes dos colegas.
    - Identificar diferentes segmentos constituintes dos nomes (sílabas, fonemas /letras).
fazendo uso desse conhecimento em outras situações.
    - Identificar, em ficha ou cartões, o próprio , o dos colegas ou outros.
    - Usar /Ver a utilização de nomes para marcar desenhos , objetos, utensílios, roupas, trabalhos de classe.
    - Copiar nomes em situações em que isso é necessário e/ou faz
sentido.
    - Montar um nome com letras fornecida pela professora, em número exato e sem modelo.
    - Escrever nomes com letras móveis, sem modelo, selecionando-as dentro um conjunto de letras.
    - Escreve o nome do colega nos trabalhos feitos por ele.
    - Organizar agenda telefônica, estabelecendo entre os nomes e os respectivos números de telefone.
    - Participar de jogos dos seguintes tipos;
       - “forca” com nomes ;
       - jogo da memória (relacionando fotos e nomes);
       - bingo de nomes
       - adivinhações como por exemplo; “Tenho um cartão com um nome de seis letras, que começa com a primeira letra do Fábio. Qual é ?
- Participar de outras situações desafiadoras tais como:
- A professora coloca na mesa as letras dos nomes de quatro alunos : cada um deve encontrar as que pertencem ao seu próprio nome e, com o grupo, procurar quais são  coincidentes com as dos outros nomes.
- descoberta dos nomes que vão sendo escritos na lousa pela professora, a partir das orientações que ela oferece ; “Primeiro o S depois o A... De quem será este nome ? ( entre outras possibilidades)
- Utilização de cartões com os nomes dos personagens das histórias lidas, misturados a outros com os nomes das crianças, para classificar e analisas, por exemplo:
    - quais são os nomes que começam, como a Branca de Neve;
    - quais os que têm mais letras que começam com o nome do Pinóquio:
    - quais são escritos como o Chapeuzinho vermelho.

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