domingo, 22 de maio de 2011

FERRAMENTAS PARA O ENSINO DIGITAL


Ferramentas para o ensino digital


Não gosto muito de escrever artigos-listas, como este que você está para ler. Porém, movido pela enorme discussão que minha última coluna causou, achei que seria melhor, só dessa vez, deixar de lado as especulações e questionamentos e partir direto para os exemplos.
Naquele texto defendi que a maioria das escolas não prepara seus alunos para exercer as profissões do século XXI. Minha intenção não foi crucificar as instituições de ensino, mas mostrar que elas não são perfeitas nem estão imune à inovação.
Entre aquela coluna e esta tive a oportunidade de assistir ao excepcional documentário Waiting for Superman, que, ao mostrar as deficiências do sistema educacional público no país líder em inovação e tecnologias digitais, me fez ver como o problema das escolas está distante de ser exclusividade de países desprovidos de recursos.
Ao redor do mundo, o aluno que não gosta da escola muitas vezes é porque não vê nela conexão com a realidade. Até um congestionamento de trânsito tem mais opções e estímulos do que um ambientes de ensino monótono, entediante, silencioso e autoritário.
O professor que evita a tecnologia entra em uma relação perde-perde: se convencer a classe que o computador e a internet não prestam, terá criado analfabetos digitais, despreparados para viver em um mundo de conexões. Se fracassar nessa tentativa, poderá gerar um sentimento que a escola não presta para nada, e que tudo pode ser aprendido em tutoriais na rede. Não sei qual cenário é pior.
Mas sou otimista. Muito otimista. Acredito sinceramente que a maioria das tecnologias que nos tornam nerds podem ser usadas, sem muito esforço, para construir a escola do futuro. Apresento a seguir 40 ferramentas, a maioria gratuitas, que podem ser usadas para incrementar a qualidade das aulas, sem demérito do professor. Não é preciso conhecimento técnico para operá-las.
Blogs - Transformam o professor em material didático de referência. Podem conter o programa das aulas, bibliografia, exemplos e tarefas, abrir espaço nos comentários para que os alunos publiquem suas dúvidas e criar um ambiente de contato extraclasse. As principais ferramentas para se construir um Blog são WordpressBloggerMovableType e TypePad.
Microblogs - Se a informação for curta e menos estruturada, com pequenos conteúdos dispostos em periodicidade aleatória (como exemplos de aplicações práticas do que foi ensinado em classe), talvez seja melhor usar formas simplificadas de Blogs, também chamados de microblogs. O Tumblr é a ferramenta mais conhecida para essa tarefa, mas,PosterousPresently e Xanga também dão conta da função.
CMS - Para sistemas maiores e informações mais complexas, com várias funções integradas, talvez seja melhor usar administradores de conteúdo, sistemas dinâmicos de publicação como JoomlaPloneTextPattern ou Drupal --este último é usado, por exemplo, pelo governo dos EUA em uma tentativa de aumentar a transparência de seus dados.
Sites - Se o que se precisa é um site simples, estático, com algumas informações estáticas ou que mudam pouco (como endereços ou telefones, por exemplo), o mais fácil é usar um construtor de sites, ferramenta que automatiza sua criação sem precisar de uma linha de código. Os principais portais do país têm essas ferramentas, como o UOLTerra e iG. Meu predileto é o WebFácil.
Redes sociais - Se não dá para ignorar o Facebook, possível replicá-lo e criar, em aula, um pequeno sistema de relacionamento. Escolas, afinal, sempre foram redes sociais. Digitalizar as discussões em sala de aula pode aumentar o contato do aluno com a disciplina. As melhores ferramentas para essa tarefa são SocialGoElggLovdbyless eCommunityEngine.
Ambientes - Até mesmo sistemas completos de ensino à distância podem ser criados por um professor qualquer, em uma sala de aula de qualquer lugar do mundo, desde que ele tenha um computador mediano e um acesso à rede. Serviços como o Moodle, Engrade, Atutor e Manhattan têm comunidades fortíssimas que servem como boas redes de apoio para qualquer dúvida técnica ou de aplicação.
Referências - Há muito material científico compilado das bibliotecas digitalizadas pelo Google Acadêmico. O Projeto Gutenberg compila vários livros de acesso público e gratuito. Sites como o Scribd são boas alternativas para a busca de conteúdo. E se você tem medo que seus alunos copiem o material da rede, pode desmascará-los com o CopyScape.
Fóruns e debates -As precursoras da Internet eram quase só compostas por sistemas de mensagens e grupos de discussão. Mesmo hoje, ferramentas que estimulam a troca de idéias são bastante populares e fáceis de usar. Nelas o professor pode criar um tópico e deixar que os alunos discutam suas aplicações. Não se preocupe se os alunos terão alguma dificuldade em operá-los: boa parte dos repositórios de pirataria tem esse formato, eles devem estar habituados. Boas ferramentas para a criação de fóruns são PHPbbIP Board,SimpleMachines e Bbpress --este feito pelos mesmos criadores da ferramenta de blogs Wordpress, e tão fácil de usar quanto ele.
Wikis - Os trabalhos de alunos não precisam mais ser impressos. Eles podem ser transformados em verbetes de uma Wiki, um sistema de produção de conteúdo colaborativo como se fosse sua versão própria da Wikipédia. O sistema usado pela enciclopédia mundial é o MediaWiki, mas o Twiki e o WikiSpaces também são muito bons. . Existem muitos serviços parecidos, que podem ser comparados no site WikiMatrix.
Podcasts - Para encerrar a lista, podcasts, ou arquivos em áudio transmitidos pela rede. Já que boa parte dos alunos têm celulares e que passam o tempo todo com eles, nada melhor do que gravar as aulas ou conteúdos associados e torná-las portáteis. Audacity é uma ótima ferramenta para gravar e editar som, SoundCloud é muito boa para levar o som para as redes, LiveMocha para aprender e ensinar línguas e TreinaTOM para criar web-aulas.
Essas são só algumas ferramentas. Não seria difícil listar serviços gratuitos para gerar formulários de pesquisa, compartilhar documentos, mostrar vídeos educativos, criar e-Books, organizar projetos coletivos, fazer listas de tarefas, estruturar mapas conceituais, mostrar frisas do tempo, promover eventos, compartilhar websites, textos e planilhas com contribuição remota... a lista não tem fim.
Até mesmo quem não quer ou não pode lidar com as ferramentas novas pode usar as redes conhecidas para gerar conteúdo de qualidade. Twitter pode ser usado pelos alunos para matar dúvidas ou para coordenar equipes, como mostra esta professora do Texas. Grupos privados no Orkut ou Facebook respondem melhor e mais rápido às mensagens que seus equivalentes por e-mail (além de serem muito mais fáceis de configurar). O YouTube pode ser o melhor recurso para expandir os horizontes de salas de aulas com poucos recursos. Por ele se pode mostrar Paris, uma gráfica ou movimentos de ginástica olímpica. Só não se pode ignorá-lo.
A Internet, enfim, não é o inimigo. A resistência ao progresso e a recusa em aprender é que o são.
Luli Radfahrer
Luli Radfahrer é Ph.D. em Comunicação Digital pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP, onde é professor há 18 anos. Trabalha com internet desde 1994 e já foi diretor de algumas das maiores agências de publicidade do país. Hoje é consultor em inovação digital, com clientes no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Mantém um blog com seu nome www.luli.com.br, em que discute e analisa as principais tendências da tecnologia. Escreve quinzenalmente no caderno Tec da Folha e na Folha.com.

31 comentários:

  1. I am sure this post has touched all the internet viewers, its really really pleasant article on building
    up new webpage.
    my website - nfl jerseys cheap

    ResponderExcluir
  2. We have a video post in blogger then how do i put a repost hyperlink to that?
    We have already visit addthis but how to start how to place
    the code in its proper place wherein the individual posts are being place with the embed
    this or repost this or share this. Please help..

    My homepage; vaginal mesh lawsuits

    ResponderExcluir
  3. Hi there very nice website!! Man .. Beautiful .. Superb .
    . I will bookmark your website and take the feeds additionally?
    I am glad to find a lot of helpful info right
    here in the submit, we want develop extra strategies on this regard,
    thank you for sharing. . . . . .

    My page :: Christian Louboutin

    ResponderExcluir
  4. I have fun with, cause I found just what I was looking for.
    You have ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a great day.
    Bye

    my page; http://lilli.mp-ms.de/index.php?option=com_phocaguestbook&view=phocaguestbook&id=1&Itemid=56&t=104000

    ResponderExcluir
  5. I for all time emailed this webpage post page
    to all my associates, as if like to read it afterward my friends will
    too.

    Also visit my homepage 激安プラダ バッグ

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Hi, its fastidious article on the topic off mmedia print,
    we all be familiar with media is a enormous source of data.


    Also vvisit my website - diet

    ResponderExcluir


  8. Also visit my homepage - coupons ()

    ResponderExcluir
  9. I am truly pleased to glance at this blog posts which carries tons of helpful facts,
    thanks for providing such data.

    Also visit my web-site; Cheap Oakley Radar Range Sunglasses

    ResponderExcluir
  10. Attrаctіve cοmponent oof cоntent.
    I simply stumbled upon your blog and iin accessіon capital to аsseгt
    that I aсquire in fct enjоуed accοunt youг weblog pοstѕ.
    Anyway I'll be subscгibing for yοuг feеds or even I
    success you gеt entry tο persіstentlу fast.



    website

    ResponderExcluir
  11. Touche. Sound arguments. Keep up the good spirit.


    Here is my site; Tabletki Na Odchudzanie (Youtube.Com)

    ResponderExcluir
  12. you're really a good webmaster. The site loading pace is incredible.
    It kind of feels that you are doing any distinctive trick.
    In addition, The contents are masterpiece. you've done a fantastic task in this matter!


    Also visit my blog post - expresokna (www.expresokna.pl)

    ResponderExcluir
  13. What's up, I check your blogs like every week. Your writing
    style is witty, keep up the good work!

    Here is my website - Eugene Charter Service

    ResponderExcluir
  14. I truly love your blog.. Pleasant colors & theme.

    Did you develop this amazing site yourself? Please reply back as I'm
    wanting to create my own personal site and would love to learn
    where you got this from or exactly what the theme is called.
    Thanks!

    my blog post - eugene limousines

    ResponderExcluir
  15. Hey! This is my first visit to your blog! We are a team
    of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche.

    Your blog provided us beneficial information to work on.
    You have done a marvellous job!

    Here is my website ... tabletki na odchudzanie

    ResponderExcluir
  16. Does your websitе hаve a contaсt page?
    I'm having trоuble lοcаtіng it but,
    I'd liκe to senԁ yοu аn e-mail.
    I've got some suggestionѕ foг your blog yοu
    might be inteгeѕted in heaгing. Εither wаy,
    great blog anԁ I look forward to seеing іt grow over time.


    my blog investment opportunities

    ResponderExcluir
  17. Hello, after reading this amazing paragraph i am too happy to share
    my know-how here with friends.

    My web-site; Eugene Limousines

    ResponderExcluir
  18. Its like you learn my mind! You appear to know sо much аρproximately this, like
    уοu wrοte the boоk in it orr something.

    I think that you could do with a few percent to drіve the
    message hοusе a bit, but instead oof
    that, thіs iѕ great blog.Аn excellеnt reaԁ.
    I will certainlу be back.

    Also vіsit my ρage :: weight loss pills

    ResponderExcluir


  19. Feel free to surf to my homepage; buy instagram likes

    ResponderExcluir
  20. Aw, this was a really nice post. In concept I want to put
    in writing like this moreover ?taking time and actual
    effort to make an excellent article?but what can I say?I
    procrastinate alot and by no means appear to get something done.
    http://catalystaps.webhotel.net/?a%5B%5D=%3Ca+href%3Dhttp%3A%2F%2Fwww.deloittelegal.pl%2Fjapan%2Flv04.html%3Elouis+vuitton+__%3C%2Fa%3E,www.wrr101online.com/japan/celinejp.html

    Also visit my blog ugg ブーツ サイズ

    ResponderExcluir
  21. Good information. Lucky me I came across your site by chance (stumbleupon).

    I have book-marked it for later!

    Feel free to surf to my blog post: free full movies online (http://www.youtube.com/watch?V=akmoPQb2FfQ)

    ResponderExcluir
  22. Greetings I am so grateful I found your website, I really
    found you by error, while I was researching on Google for
    something else, Anyhow I am here now and would just like to say thank
    you for a remarkable post and a all round entertaining blog (I also love the theme/design), I don�t have time to go through it all at the moment but I have bookmarked it and also added your
    RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the great job.
    http://www.hetbierisop.nl/?p=346,�˥�`�Х�󥹣��˥�`�Х�� ��ǥ��`�����˥�`�Х�� ���˩`���`

    my webpage プラダ 財布

    ResponderExcluir
  23. I absolutely love your site.. Great colors & theme. Did you develop this site yourself?
    Please reply back as I'm trying to create my very own website and would love to learn where you got this from or what the theme is called.
    Thank you!

    Look into my web site potty training; automotive24.eu,

    ResponderExcluir
  24. Very nice write-up. I definitely appreciate this website. Continue the good
    work!

    Here is my page; Seo VPS

    ResponderExcluir
  25. Saved as a favorite, I love your blog!

    Also visit my blog post ... Cure For Herpes

    ResponderExcluir
  26. bookmarked!!, I love your website!

    Also visit my blog ... Barbour

    ResponderExcluir
  27. There is certainly a great deal to learn about this subject.
    I like all the points you made.

    Feel free to visit my site ... pandora profits

    ResponderExcluir