terça-feira, 12 de outubro de 2010

Apresentação do Folclore - agosto 2010

ENSAIOS

Apresentação sobre FOLCLORE, enfatizando as Danças Circulares.
Alunos do 5 ano (A e B), do Colégio Pedroso - Objetivo 

















Canção de Ninar

Este vídeo faz parte de um projeto, elaborado pela minha amiga, prof. Rose , onde pude contribuir com a parte musical. Teremos a exposição deste vídeos e de outros trabalhos, na Feira Cultural do colégio.  Aqui apenas uma mostra do que acontecerá, e com certeza colocarei um post novo!!!


 

domingo, 10 de outubro de 2010

“Oh! que saudades que tenho,da aurora da minha vida,da minha infância querida,que os anos não trazem mais!” Casimiro de Abreu



Sempre que é pronunciada provoca um sorriso maroto nos lábios de quem a ouve.
Quem não guarda, no baú de suas recordações, doces lembranças da infância?
Quando falamos em infância, sempre temos uma história deliciosa para contar.
Mesmo as maiores travessuras, aquelas que chegaram a tirar a nossa mãe do sério, hoje se tornaram pérolas que guardamos em nosso coração como jóias raras.
Bons tempos aqueles em que brincávamos com bolinhas de gude na rua de terra. Ao final do dia voltávamos para casa com os bolsos pesados, cheios de bolinhas de vidro, fruto das partidas ganhas e na mão, para poder contemplar a todo o momento, aquela bolinha especial, tão “cobiçada”, com três listras coloridas, prêmio obtido pelo melhor desempenho na partida.
E pular amarelinha! Era divertido desde o momento de procurar um pedaço de tijolo para desenhá-la na calçada. Precisava ter muita noção espacial para não deixar uma casa maior que a outra.
Era sempre a mais velha da turma quem desenhava. E a pontaria! Era preciso muita concentração para mirar e acertar na casa da vez. Equilíbrio então!! Ficar num pé só, abaixar-se para pegar a pedrinha e voltar sem colocar o outro pé no chão, era uma missão e tanto.
Lembro-me com muitas saudades do “jogo da ordem” em que eu atirava a bola contra a parede e ia recitando: ordem, sem lugar, sem rir, sem ……(falar), um dos pés, o outro, uma das mãos, ….. e ia fazendo os gestos pedidos pela música no tempo da bola bater na parede e voltar. Se a bola caísse no chão, eu perdia a vez (é obvio).
Nos dias de chuva brincávamos de cama de gato, jogo da velha, três marias….
Passávamos o dia todo entretidos com estas brincadeiras.
Riamos muito, corríamos até perder o fôlego, pulávamos, cantávamos, tudo ao som estridente das vozes infantis.
Quando a tarde chegava, tomava banho e me sentava diante da TV para assistir desenho animado. Era o Pica-pau fazendo das suas, o Plic e o Ploc enganando o Chuvisco, o Tom e o Jerry que nunca se entendiam. Depois dos desenhos vinham os episódios dos Três Patetas, como eu ria das palhaçadas deles.
Também havia o seriado do Zorro. Este ativava muito a minha imaginação. Eu amarrava um lençol no pescoço e colocava a meia preta do meu pai sobre os olhos, deixando uma fresta para poder enxergar e pulava de cima do sofá para o chão empunhando numa das mãos como se fosse uma espada, a colher de pau da minha mãe.
Era uma delícia!
Depois jantava e às nove horas da noite, quando começava a tocar na TV a música dos cobertores Parahyba “Tá na hora de dormir, não espere a mamãe mandar…” eu tinha que dar boa noite rapidinho e ir para o meu quarto dormir, caso contrário no dia seguinte ficava sem assistir televisão.
Eu sabia que daquele horário em diante era só programa de adulto, então, como eu ainda era criança, não podia assistir.
É uma pena que as crianças de hoje não possam usufruir dessas delícias, primeiro em razão do progresso, brincar na rua nem pensar, o trânsito é imenso e a falta de segurança é outro fator crucial.
Temos também que concordar que hoje os tempos são outro, a tecnologia é outra, os tipos de brinquedos são outros, só que isto está acabando com o espírito infantil.
No tempo citado acima não havia variedade de brinquedos mas o que havia em grande quantidade era imaginação,  fantasia e criatividade.
Hoje, o consumismo tomou o lugar do brincar.
A criança quer muito um determinado brinquedo, logo após ganhá-lo já começa a pedir outro.
Quando a criança vai à casa de um amiguinho para brincar e leva um brinquedo novo – o brinquedo que a criança carrega consigo é sempre “o novo” pois o que ele ganhou ontem “é velho” e não tem mais importância - ela o fica segurando todo o tempo.
Não brinca com ele, não o empresta, apenas o exibe.
Com relação às meninas, fazem uma verdadeira coleção de bonecas da moda. É uma boneca com roupa de praia, outra com a roupa que vai esquiar, a com roupa para ir ao supermercado, a com roupa de festa e assim vai.
E mesmo tendo todas estas bonecas, ela ainda não se sente satisfeita, pois sua amiguinha tem uma com um modelo que ela ainda não tem, então ela vai pedir este outro modelo, incessantemente, até conseguir.
Agora me responda, elas brincam com as bonecas? Não! Elas apenas as exibem e comentam que vão ganhar mais esta ou aquela.
Este tipo de comportamento roubou o prazer do brincar do faz de conta.
O que existe agora é o adquirir, o competir, a satisfação relâmpago do TER.
A criança de hoje não conversa mais com seus bichinhos, não sabe brincar sozinha, não se entretem com nada!
Ops!!! Mas tem o videogame! Realmente o “must” agora é o videogame. As crianças ficam sentadas no sofá, quase nem piscam, praticamente nem se lembram de fechar a boca e ficam ali, com os olhos arregalados, com a língua pendurada do lado de fora da boca, só movimentando os dois dedões, um de cada mão, é claro, vidradas nas imagens que elas têm o poder de movimentar para o lado que quiserem.
Quando acaba a força do “boneco”, que é computada pela quantidade de sangue que aparece na parte inferior do vídeo, é que se lembram de olhar em volta e se dão conta de que estão no sofá da sala e que perderam ou ganharam o “game”.
Passam horas ali sentadas sem perceber que estão na mesma posição o tempo todo.
Quando a noite chega, só se afastam um pouco mais para o canto do sofá para dar lugar aos outros membros da família que também querem ali se sentar.
Então começam as novelas das 6h, das 7h, o Jornal, a novela das 9h e elas ali assistindo a tudo isto.
Ninguém se importa se elas têm 2 ou 3 ou 4 ou 5 anos.
Assistem a tudo com muita atenção, afinal tudo ali é muito interessante. Tem traição, tem assalto, tem assassinato, tem desfalque, tem seqüestro, tem sexo, tem… tem…E elas ali vendo tudo isso.
Continuam com os olhos arregalados e com a boca aberta, totalmente concentradas no que estão assistindo.
Diante desta realidade toda não sobra lugar para a fantasia.
É uma pena que as coisas estejam caminhando desta forma.
Isto irá gerar, no futuro, um vazio muito grande nessa geração infantil, pois tudo de bom que levamos, pela vida afora, são as lembranças dos nossos tempos de criança.
São estas lembranças que nos energizam no dia a dia.
Sempre haverá uma música antiga ou um aroma de perfume que nos transportará para um tempo, não muito distante, onde éramos simplesmente crianças.
Reflita sobre isso e proporcione um DIA DAS CRIANÇAS totalmente diferente para seus filhos. Tenho certeza que eles irão adorar a “novidade”.

 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010


Resistir ao retorno pode ser só uma manha passageira ou indicar situações mais graves. Para cada caso, há uma recomendação.



É hora de dar adeus aos dias de folga e voltar à rotina com aulas, tarefas de casa e trabalhos escolares. Algumas crianças estão com saudades dos colegas e das atividades, mas outras não podem nem ouvir falar em volta às aulas sem ter uma dor de barriga instantânea. Como os pais podem lidar com a criança que resiste a voltar das férias?
O primeiro passo é descobrir o que esta resistência quer dizer. "O 'não quero ir para a escola' pode ter vários sentidos", alerta a psicoterapeuta Ana Gabriela Andriani, doutora em Psicologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Pode ser apenas uma recusa natural e passageira à ideia de voltar a acordar cedo, ter menos tempo para brincadeiras e mais responsabilidades - do mesmo tipo que qualquer adulto sente ao terminar as férias e encarar a volta ao trabalho.
Outras vezes a resistência se apresenta mais constante, tendo aparecido inclusive antes das férias. Nesse caso, o motivo pode estar escondido em uma mudança na rotina escolar: troca de professora, de classe ou de escola ou até mesmo ameaças de bullying. "O diálogo com a escola é fundamental", define Ana Gabriela. Só assim os pais podem entender se a resistência à volta às aulas é só manha ou se esconde algum problema mais sério.
A pura e simples manha, aliás, também pode ser acolhida. Afinal, quem é que gosta, seja adulto ou criança, de voltar das férias? "Acolher a manha não significa permitir que a criança não volte para a escola", diz Ana. Basta conversar com a criança e explicar que esta preguiça é natural, que todos sentem, mas que nem por isso podemos ficar em casa para sempre.
João David Cavallazzi Mendonça, psicoterapeuta familiar, concorda. "Precisa dar à criança o direito de sentir preguiça e sentir vontade de nao acordar - embora isso não signifique em absoluto que ela vá poder dormir até tarde e faltar às aulas".
Agendas lotadas
Não querer voltar para a escola pode ser um alerta para um problema muito comum entre as crianças de hoje: o excesso de atividades extracurriculares impostas pelos pais. A garotinha que faz balé às terças e quintas, natação às quartas e sextas e piano às segundas e sábados certamente vai sentir muita falta de um mês em que teve tanta tempo livre - um verdadeiro artigo de luxo para ela.
Dicas práticasOs pais se esquecem de que tempo livre, para uma criança, significa tempo para brincar. E brincar é essencial. "A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, da criatividade. A criança precisa de tempo para ser criança", ressalta a psicoterapeuta. 
Para que a transição da rotina seja o mais suave possível, João sugere que os pais estabeleçam uma mudança gradual. Se a criança está dormindo mais tarde e acordando mais tarde, que tal, alguns dias antes do retorno à escola, já colocá-la mais cedo na cama - e acordá-la mais cedo também? O ideal é aproximá-la ao máximo da rotina que volta em breve, tanto em horários de sono como nos de refeições.
Incluir a criança na preparação da volta às aulas é outra ideia. "Peça ajuda para lavar a mochila, preparar os uniformes, comprar o material de reposição", indica o psicoterapeuta. Vale também ler um trecho de um livrinho ou apostila que será solicitado no segundo semester - tudo para que seu filho vá se habituando com a presença destes elementos de volta ao seu dia a dia.

A Galinha Pintadinha, 5 ano B

A Galinha Pintadinha, 5 ano A

A Galinha Pintadinha....


















Alunos do Quinto ano A e B 

50 Vagas para deficientes na Scania de São Bernardo do Campo


Assinatura

50 Vagas para deficientes na Scania de São Bernardo do Campo

Amigos,
Se conhecerem alguém, indiquem por favor, pois é tão difícil aparecerem esses empregos, e quando aparecem não nos lembramos de ninguém.

Salário: R$ 2.266,00
Horário de trabalho: das 8:00 às 17:00
Dias trabalhados: Segunda a Sexta
Benefícios oferecidos: Assistência ência médica e odontológica, seguro de vida, refeitório no local,
Participação nos lucros e resultados, fretado.

Requisitos: Ensino médio completo;
Nível de deficiência
( X ) Física ( ) Cadeirante ( ) Deficiências múltiplas
( X ) Ausência de membro superior ( X ) Ausência de membro inferior
( X ) Física utilizando bengala ou muleta ( ) Andador ( ) Ostomia
( X ) Encurtamento de membro inferior ( X ) Nanismo ( ) Auditiva
( X ) Encurtamento de membro superior ( ) Visual ( )Baixa visão

( ) Deficiência Intelectual (X ) Uso de prótese

Forma de contato ( especificar ): envio de currículo para o e-mail: 
flavia_barbieri@cieesp.org.br

Atenciosamente
Flávia Barbieri Retzer
Apoio Comercial - Unidade SB Campo
End: Av. Senador Vergueiro, 355 - Jd do Mar/SBC
CEP: 09750-000
Fone: Fax:
Site: 
www.ciee.org.br

Mostra Cultural...Outubro de 2010

PROJETO CONTOS DE FADAS

Pinóquio - Prof. Vanessa
3 Porquinhos - Prof. Carla - Aux. Bia e Laís
João e o Pé de feijão - Recreação: Waléria
Alice no país das Maravilhas: Recreação: Josi
Chapeuzinho Vermelho: Prof. Mônica - Aux. Thais e Waléria
Branca de Neve: Prof. Malu e Ju - Aux. Branca
Cachinhos Dourados: Prof. Julieta - Aux. Márcia
 
e mais...

Romero Britto
Dinossauros
Leitura
Polo Norte