quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fone de ouvido é prejudicial ?

Segue abaixo algumas perguntas e respostasem relação ao efeito provocado devido ao usode fones de ouvido:

 1 - Fones de Ouvido Causam Prejuízos à audição?Fones de ouvido podem causar a PERDA de audição?Que tipo de fone é mais aconselhado: os de conchaou de inserção?

 R: O uso de dispositivos eletrônicos como MP3, iPod,entre outros, que possuam fone de ouvido, pode causarprejuízos à audição dependendo da frequência que seuse esses aparelhos e do VOLUME em que se costumeescutar. O grande perigo para a saúde auditiva é utilizaresses equipamentos por HORAS seguidas ao longo dosdias, bem como num volume significativamente alto.Essa associação é capaz de causar sintomas auditivos,como zumbido, diminuição temporária da audição apóso uso, e até mesmo diminuição PERMANENTE da audição.


 2 - Até que volume é aconselhado? E quantas horas pordia é aconselhado usar fones de ouvido?

 R: Nosso ouvido é capaz de suportar uma certa dose diáriade exposição a ruído sem que seja prejudicado. Essadose seria de 85 decibéis para 8 horas. Se o volumeultrapassar os 85 decibéis, a quantidade de horas deveser diminuída. O ideal é que as pessoas que utilizamesses dispositivos eletrônicos usem do bom-senso, tantoem relação ao volume quanto à quantidade de horas por dia.

3 - Usar apenas UM fone de ouvido diminui os danos ao ouvido?

 R: Utilizar apenas um fone de ouvido não diminui os riscosde desenvolver algum problema auditivo, pois o ouvidoque estiver recebendo o fone será estimulado e prejudicadoda mesma forma.

4 - Por que quando ouvimos som muito alto durante determinadotempo começamos a ouvir um zumbido?

R: Vários são os fatores considerados de risco para a ocorrênciado zumbido, entre eles: idade, sexo, doenças (otológicas,metabólicas, neurológicas, vasculares), perda auditiva,drogas ototóxicas, cafeína, nicotina, álcool e a exposiçãoa ruído/som alto. A possível ocorrência de zumbido depoisde ouvir música alta ou estar num local de barulho muitoalto se explica pelo fato de as células ciliadas do ouvido,na tentativa de proteger a audição, entrarem num processo defadiga, ou seja, elas se cansam. Como consequência disso,pode ocorrer zumbido, sensação de ouvido tapado (audiçãoabafada), tendendo a melhorar, em média, após 14 horas derepouso auditivo.

 Dra Fernanda Zucki Fonoaudióloga (Graduada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC),Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiutido Paraná (UTP/PR), na linha de pesquisa de Saúde Auditiva,co-organizadora do livro Caminhos para a Saúde Auditiva –Ambiental e Ocupacional. Fonoaudióloga concursada da PrefeituraMunicipal de Indaial/SC) - Fonte: idmed.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário