sexta-feira, 29 de julho de 2011

A importância da Bandinha Rítmica no Desenvolvimento Infantil
Por Elaine Chase – Professora de Música da Educação Infantil do CMDP II 



Na Educação Musical Infantil, desenvolve-se várias atividades rítmicas e melódicas essenciais ao bom desenvolvimento das crianças. Com o auxílio dos instrumentos musicais, podemos desenvolver o que chamamos de produção musical, que engloba 3 aspectos essenciais a musicalização infantil:

1) InterpretaçãoAtividade que é ligada à imitação e a reprodução de uma obra. Podemos usar como exemplo todas as canções infantis do presente e também do passado. Tendo a voz como principal instrumento utilizado pelas crianças nessa faixa etária, a bandinha rítmica auxilia no acompanhamento e enriquecimento sonoro, sendo instrumentos de fácil manuseio permitindo assim que a própria criança toque enquanto canta. Desenvolvendo sua coordenação motora e sonora. Tendo noção de tempo e espaço. Sabendo o tempo exato em que se deve cantar e tocar. Aprendendo a organizar-se sonoramente sabendo em que momento o seu instrumento deve participar para enriquecer e abrilhantar a produção musical.

2) Improvisar: É criar instantaneamente orientando-se por alguns critérios. Quando a criança tem a oportunidade de improvisar, desenvolve a sua criatividade, transformando-se e recriando-se a cada escolha feita, sendo assim trabalhadas e amadurecidas as suas atitudes. A bandinha rítmica auxilia na questão dos recursos. Por serem instrumentos diferenciados, possibilita a criança a questão da escolha. Escolhendo um instrumento musical, a criança desenvolve seu senso critico e expõe a sua opinião. Escolher o timbre que mais lhe agrada, o formato do instrumento, a cor, tamanho faz com que a criança tenha oportunidade de decidir, conhecer seus gostos e preferências e assim aplicar esse aprendizado em outras escolhas necessárias a sua vida. Dependendo da atividade proposta pela professora, ter vários instrumentos é importante por permitir que a criança tenha o que escolher, mas em contrapartida, ter um instrumento de cada, cria situações em que a criança deverá abrir mão de um determinado instrumento, em algum momento, por de repente outra criança ter feito a escolha primeiramente. Isso permite que a criança desenvolva a questão do compartilhar e aprenda a lidar com sentimentos como por exemplo o egoísmo.

3) Composição: É a criação musical por sua condição de permanência. Seja pelo registro na memória, por meio de gravação ou ainda pela escrita musical. Se temos acesso a tantas canções e se as conhecemos, foi graças a esse momento de registro na história. Com as crianças podemos fazer as tão conhecidas paródias e ainda criar canções através de histórias familiares a elas, que serão sonorizadas através dos instrumentos da bandinha rítmica (por exemplo, o trotar do cavalo por ser representado pelo tambor, chocalhos tocados devagar podem representar os pingos da chuva caindo e ainda um sino representando um sino de uma igreja).


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