segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"Descubra a Orquestra"



"Projeto de Música"
Título: A Flauta Mágica
Justificativa: A meta que devemos buscar como exposto em trabalhos, é uma educação musical comprometida com a democratização do acesso ao saber, à cultura e à arte. Para tal é necessário uma pratica pedagógica que, promovendo uma compreensão progressiva da linguagem musical a partir de sua concreticidade sonora, supere os limites do modelo “conservatorial”. Dentro de um projeto de democratização do acesso à cultura, consideramos produtivo enfocar o ensino de música enquanto um contínuo processo de musicalização, isto é, um processo voltado para o desenvolvimento dos esquemas de percepção, expressão e pensamento necessário à apreensão da linguagem musical como uma linguagem significativa.
A música faz parte do cotidiano do individuo.
Ela dá identidade ao grupo de amigos, é companheira nos momentos de solidão e ajuda a moldar atitudes e comportamentos.
Mas... Que tipo de musica é essa? Quem a compôs? Essas e outras dúvidas sempre ficam na curiosidade, quando as ouvimos na radio ou televisão. E nós somos os receptores desses produtos sonoros. A escola desempenha o papel de desenvolver a cultura musical do aluno, estabelecendo relações com grupos musicais (folclóricos ou não), participando de eventos de cultura popular, shows, concertos e festivais. Nessa idade devemos ter contato com uma grande variedade musical para ampliar nosso repertorio.

Principal Objetivo:
Desenvolver a percepção auditiva e memória musical;
 Pesquisar, explorar, compor e interpretar sons de diversas naturezas e procedências;
 Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do país;
 Estabelecer relações entre a música feita na escola, as veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente;
 Conhecer usos e funções da música em épocas e sociedade distintas;
 Apoio com a Bandinha Rítmica;
 Exemplo para outras composições;
 Releitura Musical;
 Repertório de Flauta – Doce (dependendo da dificuldade da melodia);
 Estudo dos compositores.

Metodologia: De acordo com as necessidades pré – estabelecidas, teremos o auxílio de:
 Recursos Visuais;
 Recursos Audiovisuais;
Livros Didáticos;
Pesquisas de Campo;
Materiais Didáticos;
Troca de informações;
Visita a Sala São Paulo: Concerto Didático.

Episodio: A Flauta Mágica - O maestro e a Feiticeira



Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart



Orquestra Convidada: TUCCA – Sinfonieta Fortíssima



Regente: João Mauricio Galindo



Atriz: Andréa Bassitt




Você acha possível um passarinho matar um dragão? Já ouviu falar em mentira? Sabe o que é prudência? Ah, quantas perguntas!!! É assim que chegamos ao conhecimento: buscando respostas. E saiba que prudência significa ter cuidado. Vamos falar sobre tudo isso nessa historia do “Aprendiz de Maestro”, em que faremos uma viagem por A flauta Mágica - ópera de Mozart, composta em 1791. Vamos rir das aventuras do príncipe Tamino e de seu companheiro Papagueno, um ser estranho, meio homem, meio passaro, que vive em busca de uma namorada.
Eles terão que salvar Pamina, filha da Rainha da Noite, que está no castelo de Zarastro.
Para ajudá-los, a Rainha lhes oferece uma flauta mágica que vai protegê-los dos perigos. E no caminho encontrarão surpresas que vão mudar o rumo da história.
No meio de tantas aventuras, o jovem príncipe vai fazer o impossível para conseguir o coração da princesa – até atravessar o fogo, se for preciso. Atravessar o fogo? Isso só em sonho ou em magia, e magia lembra... Mademoiselle Operilda, a feiticeira do bem!
É ela quem vai nos contar essa divertida história de amor. Mas não pensem que ela está sozinha, não. O maestro João, os cantores e a Sinfonieta Fortíssima estão com ela; até allegro vai aparecer.

Texto retirado do folheto que as crianças receberam: Programa Descubra a Orquestra - 2008

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