Recebe o nome de berimbau um instrumento de percussão característico do Brasil, figura indispensável em todas as rodas de capoeira, apesar de estar presente em outros contextos, como por exemplo as celebrações do candomblé-de-caboclo (segmento do candomblé que inclui em seu meio o culto a outras entidades de origem indígena e mestiça). Nos tempos de escravidão, os africanos utilizavam-se do berimbau para comunicar-se de modo sigiloso.
Os ritmos comuns ao berimbau são basicamente:
- Angola (solto, preso, silêncio, dois breves chiados)
- São Bento Pequeno de Angola (preso, solto, silêncio, dois breves chiados)
- São Bento Grande (preso, solto, solto, dois breves chiados)
- Benguela (solto, preso, preso, dois breves chiados)
- Toque do mestre Bimba (São Bento Grande do mestre Bimba) (solto, solto, preso, dois breves chiados combinado a solto, dois breves chiados preso, dois breves chiados )
Outros ritmos:
- Cavalaria (solto, chiado, solto, dois breves chiados combinado a solto, preso, solto, dois breves chiados )
- Iuna (solto, chiado, solto, chiado, solto, chiado, solto, chiado, solto, chiado, solto, solto, chiado, solto, chiado, solto, solto, solto, solto, solto, solto, solto, chiado, solto, solto, chiado, solto, chiado, )
- Miudinho (preso, chiado, chiado, preso, chiado, chiado combinado a preso, chiado, chiado, preso, solto, preso)
Bibliografia:
FABIAN. Berimbau Manual (em inglês). Disponível em. Acesso em: 02 out. 2011.
FABIAN. Berimbau Manual (em inglês). Disponível em
Apsara Midia for Intercultural Education . THE SIDI MALUNGA PROJECT: Rejuvenating the African Musical Bow in India (em inglês).Disponível em . Acesso em: 02 out. 2011.
Ilustração: http://blogdoportallivre.wordpress.com/2008/05/15/qi-do-berimbau/
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