sábado, 30 de janeiro de 2010

Plano de Aula II

TITULO DO PROJETO: Construir um livro e ter o prazer de ouvir historias

JUSTIFICATIVA: É necessário garantir dentro da sala de aula o trabalho com gênero literário contos de fadas que diverte as crianças e oferece o desenvolvimento de sua personalidade, oferecendo significados, construir um livro e ter uma caixa mágica, só de surpresa parece mudo, mas nele descobre tudo um livro e um parque de diversões cheias de sonhos coloridos.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar momentos de vivencia de emoções fantasias e imaginação através de historias, favorecendo momentos de prazer.

OBJETIVO DO PROFESSOR-

- Enriquecer o imaginário infantil

- Explorar através das brincadeiras atividades artísticas os personagens e as narrativas.

OBJETIVO DO ALUNO

- Criar o habito de ouvir historias

- Apreciar leitura de historias

- Vivencias de emoções fantasias e imaginação através da construção do livro.

CONTEUDOS

A oralidade, leitura e a escrita devem der trabalhadas de forma integrada.

-oralidade

-comunicação verbal

- expressar suas idéias sentimentos necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

- criação de desenhos pinturas, colagem, modelagem as partes de seus próprios repertorio dos elementos da linguagem, das artes visuais, formas, cor, espaço, textura...

- valorização de suas próprias produções das outras crianças e de produção de artes no geral.

METODOLOGIA

Na construção do livro a participação em situações de leitura, de diferentes gêneros ( poemas, historias parlendas, etc.)
Fazer uso da linguagem oral para comunicar-se relatando seus desejos, vontades sentimentos, participando e interagindo no dia a dia, brincando dando opiniões, idéias.
Relatar experiências e vivencias ordenação do pensamento recortando historias como: Os três porquinhos, Chapeuzinho vermelho, Branca de Neve e os sete anões, Vida de Pneu e outros.
Tudo e feito na construção do livro

- Na recriação da historia

-Na utilização de recorte e colagem

-Pinturas e desenhos

-Ou mesmo dentro do processo natural das crianças de contar o seu dia a dia, o professor poderá organizar com seu grupo um momento especifico (diário) para que elas possam relatar suas vivencias fora da escola. E o momento propicia para se combinarem regras de participação.
Ainda nesses momentos a criança poderá contar ou recontar uma historia com ou sem apoio de pistas visuais. O importante e que ela seja responsável pela narrativa que escolheu.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita ao longo do projeto observando os seguintes aspectos

-Participação do vocabulário e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário