segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A RELAÇÃO DO SER HUMANO COM A ÁGUA


A RELAÇÃO DO SER HUMANO COM A ÁGUA

            Os primeiros seres humanos eram nômades, ou seja, não viviam fixos num lugar, mas vagavam pelo mundo coletando vegetais ou caçando animais. Com o passar do tempo, eles foram descobrindo coisas, como o cultivo da terra, que lhes  permitiam fixar-se em um único local. E, assim que se instalavam, começavam a modificar o ambiente natural mais intensamente.
            Hoje em  dia, existem várias populações instaladas em torno de fontes de água.
            Os textos a seguir falam sobre a ocupação de dois lugares  por grupos  humanos diferentes e em   épocas totalmente distintas.

NILO, A  DÁDIVA  DO EGITO

            O Egito é um país localizado no norte da África, e a maior parte do seu território está situada no deserto. O povo egípcio pôde  sobreviver ali graças ao   rio Nilo.
            Entre os meses  de agosto e setembro, as águas do Nilo subiam e inundavam as áreas próximas a suas margens, o que possibilitava aos egípcios a plantação de trigo e papiro. O papiro era utilizado para a fabricação de papel, esteiras, barcos, cestos, sandálias e tetos de casas.
            Além disso, o Nilo lhes oferecia peixes e pássaros, e servia também para a navegação. Apesar de tantos benefícios, os crocodilos  presentes no Nilo faziam dele um rio perigoso.
Dádiva  =  Presente.

OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DE MANANCIAIS

            Representantes de várias    entidades ambientais e do governo reuniram-se para discutir a    ocupação   humana nas áreas de mananciais.
            A venda de lotes na área dos mananciais é ilegal, e a ocupação dessas terras     é considerada crime ambiental. Por outro lado, um dos representantes das entidades ambientais acredita que, de posse de um plano de uso e ocupação da região, os lotes possam vir a ser legalizados.
Manancial = região com abundância de fontes de água potável.
Entidade = sociedade ou grupo de pessoas que dirige atividades específicas.

Baseado nos textos que acabamos de ler, responda:
     
1.      Quais são as coincidências que esses textos apresentam?
2.      Um  desses dois textos apresenta um problema existente em nosso município,  qual é esse problema?
3.      Por que as  pessoas  escolhem, sempre que possível, regiões onde há água para morarem?
4.      Localize, junto com sua professora, no mapa múndi, o rio Nilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário