segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

GEOGRAFIA


O POVO BRASILEIRO

         Vários povos diferentes participaram da formação da população do Brasil e deixaram como herança muitas características físicas e culturais. Assim, nossos costumes, nossa cultura e nossas tradições são resultado de diferentes influências. É por isso que se costuma dizer que nossa gente é mestiça, ou seja, originou-se da mistura de vários povos.

HERANÇA DA COLONIZAÇÃO

         Inicialmente, a formação do povo brasileiro ocorreu a partir de três etnias: o índio, o europeu e o negro. Uma etnia é um grupo social com hábitos, cultura e origem semelhantes.
         Do encontro entre esses povos de características bem diferentes, surgiram os brasileiros.
         Os portugueses que aqui chegaram vieram com a intenção de conquistar o país, usando a força como meio de imposição de seus valores. Com isso houve muitas guerras com os índios que já moravam no Brasil. Ao longo do tempo, muitos povos indígenas foram exterminados. Já os negros foram tirados à força da África para trabalhar como escravos em nosso país.

NOVOS BRASILEIROS

 Das misturas entre portugueses, índios e negros em terras brasileiras, nasceram pessoas com novas características físicas, como cor da pele, cor dos olhos e cabelos.

A INFLUÊNCIA DA MIGRAÇÃO

         A formação do povo brasileiro teve interferência também dos deslocamentos de pessoas de uma região para outra do país, chamados de migração. Uma pessoa que resolve migrar normalmente está à procura de melhores condições de vida do que as que encontra em sua região de origem.
         No Brasil, os nordestinos formam o principal grupo migratório. Isso porque vivem na região mais pobre do país, enfrentando problemas principalmente devido à seca.    Assim, muitas das pessoas que nascem na região vão para outros locais, na esperança de encontrar trabalho e melhores condições de vida.
         Um dos primeiros grandes movimentos migratórios ocorreu na década de 1870, quando mais de 100 mil cearenses foram para a Amazônia trabalhar nos seringais.
         A partir da década de 1950 muitas indústrias se instalaram na região Sudeste. Com isso, milhares de pessoas nascidas no Nordeste se mudaram para São Paulo e Rio de Janeiro.    Muitos se casaram com habitantes dessas cidades ou mesmo com pessoas que haviam chegado de outros países, os imigrantes. Essa mistura deu origem a novos tipos físicos.
         Atualmente, as grandes cidades do Sudeste não dispõem nem de emprego e nem de moradia para continuar recebendo tanta gente. Por isso, os imigrantes têm procurado outras localidades. Uma delas é Palmas, capital do Tocantins. A cidade está em fase de crescimento e tem incentivado a chegada de novos moradores.
Retirado do suplemento da revista Recreio “Para saber mais” - Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário