A meta que devemos buscar como exposto em trabalhos, é uma educação musical comprometida com a democratização do acesso ao saber, à cultura e à arte. Para tal é necessário uma pratica pedagógica que, promovendo uma compreensão progressiva da linguagem musical a partir de sua concreticidade sonora, supere os limites do modelo “conservatorial”. Dentro de um projeto de democratização do acesso à cultura, consideramos produtivo enfocar o ensino de música enquanto um contínuo processo de musicalização, isto é, um processo voltado para o desenvolvimento dos esquemas de percepção, expressão e pensamento necessário à apreensão da linguagem musical como uma linguagem significativa.
São imprescindíveis, alternativas metodológicas que nos permitam, atendendo às condições diferenciadas da realidade com que trabalhamos, realizar esse projeto educacional, traduzido em objetivos mais imediatos. A meu ver, a função da metodologia é justamente esta: sustentar uma pratica pedagógica que adeque os objetivos aos limites de cada situação pedagógica concreta.
Não se trata, aqui, de adotar um método de educação musical, elegendo previamente uma proposta pedagógico-metodologica e sim alternativas metodológicas, aliadas ao domínio de conteúdos, mas não é possível, a meu ver, dispor de um conteúdo que independa das “situações pedagógicas reais, com suas exigências concretas, suas dificuldades e positividades”.
Mas... Que tipo de musica é essa? Quem a compôs? Essas e outras dúvidas sempre ficam na curiosidade, quando as ouvimos na radio ou televisão. E nós somos os receptores desses produtos sonoros. A escola desempenha o papel de desenvolver a cultura musical do aluno, estabelecendo relações com grupos musicais (folclóricos ou não), participando de eventos de cultura popular, shows, concertos e festivais. Nessa idade devemos ter contato com uma grande variedade musical para ampliar nosso repertorio.
Principal Objetivo
¯Desenvolver a percepção auditiva e memória musical;
¯ Pesquisar, explorar, compor e interpretar sons de diversas naturezas e procedências;
¯ Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do país;
¯ Estabelecer relações entre a música feita na escola, as veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente;
¯ Conhecer usos e funções da música em épocas e sociedade distintas;
Para iniciar este trabalho faremos uso de 40 músicas feitas para as crianças. As mesmas, serão utilizadas nas aulas de música, para trabalhos com:
¯ Apoio com a Bandinha Rítmica;
¯ Exemplo para outras composições;
¯ Releitura Musical;
¯ Repertório de Flauta – Doce (dependendo da dificuldade da melodia);
¯ Estudo dos compositores;
¯ Estudo e diferenciação dos Ritmos;
¯ Apoio ao projeto: Regiões do Brasil -2008
São Elas
1- Palavra Cantada pra Cantar
2- África
3- Ciranda
4- Gramática
5- Cultura
6- A Pulguinha
7- Ana Maria
8- Pomar
9- Aniversário
10- A lagartixa queria ser jacaré
11- Não confunda
12- eu era assim
13- Giroflê Giroflá
14- Tangolomango
15- Canções do Brasil: Bahia
16- Canções do Brasil: Rio de Janeiro
17- Canções do Brasil: Pernambuco
18- Canções do Brasil: Mato Grosso do Sul
19- Canções do Brasil: Goiás
20- Canções do Brasil: Minas Gerais
21- Canções do Brasil: Roraima
22- Canções do Brasil: Espírito Santo
23- Canções do Brasil: Mato Grosso
24- Canções do Brasil: Sergipe
25- Canções do Brasil: Paraíba
26- Canções do Brasil: Tocantins
27- Canções do Brasil: Pará
28- Canções do Brasil: São Paulo
29- Canções do Brasil: Rio Grande do Sul
30- Canções do Brasil: Amazonas
31- Canções do Brasil: Alagoas
32- Canções do Brasil: Rio Grande do Norte
33- Canções do Brasil: Rondônia
34- Canções do Brasil: Acre
35- Canções do Brasil: Piauí
36- Canções do Brasil: Ceará
37- Canções do Brasil: Paraná
38- Canções do Brasil: Maranhão
39- Canções do Brasil: Santa Catarina
40- Canções do Brasil: Amapá
Nenhum comentário:
Postar um comentário