quarta-feira, 24 de março de 2010

Projeto Musicas do Brasil

A meta que devemos buscar como exposto em trabalhos, é uma educação musical comprometida com a democratização do acesso ao saber, à cultura e à arte. Para tal é necessário uma pratica pedagógica que, promovendo uma compreensão progressiva da linguagem musical a partir de sua concreticidade sonora, supere os limites do modelo “conservatorial”. Dentro de um projeto de democratização do acesso à cultura, consideramos produtivo enfocar o ensino de música enquanto um contínuo processo de musicalização, isto é, um processo voltado para o desenvolvimento dos esquemas de percepção, expressão e pensamento necessário à apreensão da linguagem musical como uma linguagem significativa.
São imprescindíveis, alternativas metodológicas que nos permitam, atendendo às condições diferenciadas da realidade com que trabalhamos, realizar esse projeto educacional, traduzido em objetivos mais imediatos. A meu ver, a função da metodologia é justamente esta: sustentar uma pratica pedagógica que adeque os objetivos aos limites de cada situação pedagógica concreta.
Não se trata, aqui, de adotar um método de educação musical, elegendo previamente uma proposta pedagógico-metodologica e sim alternativas metodológicas, aliadas ao domínio de conteúdos, mas não é possível, a meu ver, dispor de um conteúdo que independa das “situações pedagógicas reais, com suas exigências concretas, suas dificuldades e positividades”.
A música faz parte do cotidiano do individuo. Ela dá identidade ao grupo de amigos, é companheira nos momentos de solidão e ajuda a moldar atitudes e comportamentos.
Mas... Que tipo de musica é essa? Quem a compôs? Essas e outras dúvidas sempre ficam na curiosidade, quando as ouvimos na radio ou televisão. E nós somos os receptores desses produtos sonoros. A escola desempenha o papel de desenvolver a cultura musical do aluno, estabelecendo relações com grupos musicais (folclóricos ou não), participando de eventos de cultura popular, shows, concertos e festivais. Nessa idade devemos ter contato com uma grande variedade musical para ampliar nosso repertorio.


Principal Objetivo

¯Desenvolver a percepção auditiva e memória musical;

¯ Pesquisar, explorar, compor e interpretar sons de diversas naturezas e procedências;

¯ Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do país;

¯ Estabelecer relações entre a música feita na escola, as veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente;

¯ Conhecer usos e funções da música em épocas e sociedade distintas;
Para iniciar este trabalho faremos uso de 40 músicas feitas para as crianças. As mesmas, serão utilizadas nas aulas de música, para trabalhos com:

¯ Apoio com a Bandinha Rítmica;

¯ Exemplo para outras composições;

¯ Releitura Musical;

¯ Repertório de Flauta – Doce (dependendo da dificuldade da melodia);

¯ Estudo dos compositores;

¯ Estudo e diferenciação dos Ritmos;

¯ Apoio ao projeto: Regiões do Brasil -2008 


São Elas

1- Palavra Cantada pra Cantar

2- África

3- Ciranda

4- Gramática

5- Cultura

6- A Pulguinha

7- Ana Maria

8- Pomar

9- Aniversário

10- A lagartixa queria ser jacaré

11- Não confunda

12- eu era assim

13- Giroflê Giroflá

14- Tangolomango

15- Canções do Brasil: Bahia

16- Canções do Brasil: Rio de Janeiro

17- Canções do Brasil: Pernambuco

18- Canções do Brasil: Mato Grosso do Sul

19- Canções do Brasil: Goiás

20- Canções do Brasil: Minas Gerais

21- Canções do Brasil: Roraima

22- Canções do Brasil: Espírito Santo

23- Canções do Brasil: Mato Grosso

24- Canções do Brasil: Sergipe

25- Canções do Brasil: Paraíba

26- Canções do Brasil: Tocantins

27- Canções do Brasil: Pará

28- Canções do Brasil: São Paulo

29- Canções do Brasil: Rio Grande do Sul

30- Canções do Brasil: Amazonas

31- Canções do Brasil: Alagoas

32- Canções do Brasil: Rio Grande do Norte

33- Canções do Brasil: Rondônia

34- Canções do Brasil: Acre

35- Canções do Brasil: Piauí

36- Canções do Brasil: Ceará

37- Canções do Brasil: Paraná

38- Canções do Brasil: Maranhão

39- Canções do Brasil: Santa Catarina

40- Canções do Brasil: Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário