Escola Municipal Luiz Gonzaga
Trabalho pedagógico com nomes próprios
O conhecimento do próprio nome tem duas conseqüências importantes para os alunos que estão se alfabetizando:
- é uma escrita livre de contexto:
- é uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras.
A escrita do nome próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes razões:
- tanto do ponto de vista lingüístico como do gráfico, o nome próprio é um modelo estável ;
- o nome próprio é um nome que se refere a um único objeto, com o que se elimina, para a criança, a ambigüidade na interpretação;
- o nome próprio tem valor de verdade porque se reporta a uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor;
- do ponto de vista da estrutura daquilo que está escrito, a pauta lingüística e o referente coincidem.
A escrita de nomes próprios é uma boa situação para trabalhar com modelos de escrita, e isso é conveniente porque esse tipo de modelo oferece informação à criança sobre :
- a forma e o valor sonoro convencional das letras;
- a quantidade de letras necessária para escrever os nomes ;
- a realidade convencional da escrita, o que serve de referência para checar as própria hipóteses.
Algumas atividades
No que se refere ao trabalho pedagógico, têm se mostrado produtivas as situações em que as crianças precisem;
- Consultar listas de nomes ou apelidos.
- Reconhecer a escrita dos nomes dos colegas.
- Identificar diferentes segmentos constituintes dos nomes (sílabas, fonemas /letras).
fazendo uso desse conhecimento em outras situações.
- Identificar, em ficha ou cartões, o próprio , o dos colegas ou outros.
- Usar /Ver a utilização de nomes para marcar desenhos , objetos, utensílios, roupas, trabalhos de classe.
- Copiar nomes em situações em que isso é necessário e/ou faz
sentido.
- Montar um nome com letras fornecida pela professora, em número exato e sem modelo.
- Escrever nomes com letras móveis, sem modelo, selecionando-as dentro um conjunto de letras.
- Escreve o nome do colega nos trabalhos feitos por ele.
- Organizar agenda telefônica, estabelecendo entre os nomes e os respectivos números de telefone.
- Participar de jogos dos seguintes tipos;
- “forca” com nomes ;
- jogo da memória (relacionando fotos e nomes);
- bingo de nomes
- adivinhações como por exemplo; “Tenho um cartão com um nome de seis letras, que começa com a primeira letra do Fábio. Qual é ?
- Participar de outras situações desafiadoras tais como:
- A professora coloca na mesa as letras dos nomes de quatro alunos : cada um deve encontrar as que pertencem ao seu próprio nome e, com o grupo, procurar quais são coincidentes com as dos outros nomes.
- descoberta dos nomes que vão sendo escritos na lousa pela professora, a partir das orientações que ela oferece ; “Primeiro o S depois o A... De quem será este nome ? ( entre outras possibilidades)
- Utilização de cartões com os nomes dos personagens das histórias lidas, misturados a outros com os nomes das crianças, para classificar e analisas, por exemplo:
- quais são os nomes que começam, como a Branca de Neve;
- quais os que têm mais letras que começam com o nome do Pinóquio:
- quais são escritos como o Chapeuzinho vermelho.
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