domingo, 14 de setembro de 2014

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS E CD´S

SEGUE ABAIXO, SUGESTÕES DE ENNY PAREJO

Música (livros e CD’s):

Para a imersão musical: são músicas com timbre homogêneo e caráter apaziguante que funcionam bem para relaxamento e como música de fundo para alguma atividade, mas há também canções que podem ser utilizadas.

-          VIDA DE BEBÊ – Isadora Canto – www.azulmusic.com.br
-          THE WORLDS SINGS GOODNIGHT – Silver Wave Records
-          MEU NENÉM – Décio Gioielli, Paulo Tatit e Sandra Peres – Palavra Cantada. www.palavracantada.com.br
-          BEATLES FOR BABIES – coleção Happy Baby
-          CANÇÕES DE NINAR . Sandra Peres e Paulo Tatit - Palavra cantada.
-          MPBaby. Chorinho. MCD/ LUA Discos www.mcd.com.br  www.luadiscos.com.br

Repertório de canções e parlendas: os arranjos são ótimos, o folclore o mais tradicional. As canções podem ser utilizadas para múltiplas finalidades, através de uma escuta atenta voce descobrirá canções e parlendas para aplicar todas as estratégias que discutimos em aula.
-          CANCIONEIRO FOLCLÓRICO INFANTIL . Mara Fontoura e Lydio Roberto Silva. Curitiba: Ed. Gramofone. www.gramofone.com.br
-          ANJOS DA TERRA – Dércio Marques – independente
-          ABRA A RODA tin do le lê – Lydia Hortélio

Interagir com o corpo do bebê: além de oferecer repertório, muitas das canções desses CDs são ideais para percutir, sensibilizar, articular e trabalhar com o corpo do bebê de várias formas, pode-se também  utilizar muitas delas para tocar instrumentos sobre motivos e frases determinadas, ou para apresentar instrumentos novos, depende da criatividade de cada um...
-          ESTICA E DOBRA – Grupo Curupaco
-          DOIS A DOIS – Grupo Rodapião – Palavra Cantada.
-          BARBATUQUES – corpo do som.  www.mcd.com.br
-          Ô, BELA ALICE – música tradicional da infância no sertão da Bahia -  Lydia Hortélio e Antonio Madureira

Imersão cultural: são músicas para vivenciar elementos de nossa cultura, dançar, tocar instrumentos específicos e permitir ao bebê dar um mergulho na vida musical através de ritmos específicos.
-          BRINCADEIRAS DE RODA, ESTÓRIAS E CANÇÕES DE NINAR – Antonio Carlos Nóbrega – Eldorado.
-          MUSICAS DAQUI, RITMOS DO MUNDO – Fábrica ( canções infantis brasileiras em arranjos de ritmos variados do mundo, por grandes intérpretes)
-          PÉ COM PÉ –Sandra Peres e Paulo Tatit - Palavra Cantada.

Historinhas: muitos dos discos acima contém também histórias que devem ser encurtadas e simplificadas para trabalhar com os bebês. A coleção indicada abaixo é um primor de arranjos, Radamés Gnatalli é um dos maiores arranjadores da nossa música. Pode-se simplificar a história e utilizar as partes cantadas e as diferentes vozes para trabalhar com os bebês. As histórias podem ser contadas expressivamente, utilizando-se dedoches, marionetes e criando vozes interessantes.
COLEÇÃO ERA UMA VEZ – Arranjos musicais de Radamés Gnatalli

Escuta de sons: os CDs indicados reúnem sons de pássaros e de efeitos diversos da natureza, animais , entre outros ruídos. Na Internet também se pode conseguir quase todos esses sons.
-          O CANTO DOS PÁSSAROS DO BRASIL – Johan Dalgas Frisch.
-          COLEÇÃO SOUND EFFECTS – BBC records &tapes


Livros específicos de musicalização para bebês: 

BEBÊ – música e movimento – Josette Feres. www.musicainfantil.com.br
Este livro além de oferecer repertório muito apropriado para bebês, contém muitas idéias para organização do trabalho nessa faixa etária, e é praticamente o único específico. Acaba de sair o CD com as canções do livro.

YOU AND ME – pais e filhos brincando juntos (Kit  música baby e Kit música).
Este livro de autoria de Sandra Oak contém bastante repertório bem interessante para a faixa etária bebês entre outras sugestões didáticas. www.youme.com.br


Livros interessantes :

Para estimulação visual- mas também para ativar o imaginário cantar as canções dos personagens e bichinhos.
-          O COELHO ENGRAÇADO (dobraduras). Todolivro.  www.todolivro.com.br
-          SONS DIVERTIDOS. Editora Brinquebook

Para estimulação auditiva e visual – os livros podem ser sonorizados com instrumentos, ou pode-se gravar a trilha sonora para que os bebês ouçam, ou ainda utilizar apitos, papéis e outras fontes sonoras para que os bebês encontrem os sons e os vivenciem.

-          PASSAROS Quem sou eu?. Ed. Todolivro. Utilizamos para apresentar os bichinhos, seus sons gravados e as canções correspondentes.
-          BICHOS DA NOITE. Carla Caruso. Ed. Dimensão. Cada bicho tem sua canção e seu som produzido por um  instrumento ou pela voz
-          PIUI-PIUI. Ed. Todolivro. Este livro é interessante para produzir o som do trem ritmicamente com papel celofane ou outro papel.
-          MEDO DO ESCURO. Antonio Carlos Pacheco e Omar Grassetti. Editora Atica
Essa historinha pode ser sonorizada só com instrumentos metálicos representando os sons dos diferentes personagens: a estrelinha, a lua, o sol, o estrelão etc..Os bebês gostam muito.
-          O BARQUINHO VAI...Mauricio Veneza. Editora Formato. Utilizamos para ouvir a trilha sonora e cantar canções sobre os temas da história.
-          FORA DA GAIOLA e outras poesias. Lalau e Laura Beatriz. Companhia das letrinhas.

Psicologia, Neurologia, Filosofia:

-          Site importante:www.musica.uci.edu – neste site o Dr. Werner Weinberger apresenta e comenta diversas pesquisas sobre os benefícios da música para o desenvolvimento infantil.
-          Revista MENTE E CÉREBRO. São Paulo: Duetto Editorial
Não deixem de acompanhar o movimento dessa revista, saem inúmeras reportagens sobre bebês e crianças, apresentando as últimas pesquisas em neuropsicologia que fundamentam amplamente nosso trabalho.
-          Série Especial “ A mente do Bebê”, em quatro fascículos, fundamenta amplamente nosso trabalho. Fascículo IV - Pg. 59 – Quando a voz falha
-          ANO XIII – nº 149 – O PODER DA MÚSICA - Várias reportagens  interessantes
-          ANO XIV - nº 149 é específica sobre música. Pg. 16 – Conseqüências hormonais do abandono. Pg. 76 – Mente simbólica
-          ANO XIV – nº 154 - Pg. 17 – Crianças aprendem música no colo dos pais
-          ANO XIV – nº 156  - Pg. 16 – Voz feminina é mais complexa
-          ANO XIV – nº 157 – traz reportagens sobre a Neuropedagogia, um novo ramo de estudos que nos interessa.
-          PERETZ, Isabelle e ZATORRE, Robert. The cognitive neuroscience of music. New York: Oxford University Press
Este livro reúne artigos muito importantes e atuais sobre os mais diversificados aspectos da pesquisa em música e neurologia. Peretz e Zatorre coordenam um importante grupo de pesquisadores no Canadá. www.zlab.mcgill.ca/home.html
-          PINTO, Elizabeth Batista, VILANOVA, Luiz Celso. Desenvolvimento do comportamento da criança no primeiro ano de vida. Ed. Casa do Psicólogo. Livro escrito pelo neuropediatra que ministrou curso sobre a mente do bebê na Casa do Saber, ainda não li, mas com certeza aprofunda o assunto.
-          AZEVEDO, Maria Frasson de. Desenvolvimento auditivo de crianças normais e de alto risco.Ed. Plexus. Livro também indicado no curso sobre a mente do bebê.
-          MONTAGU, Ashley. TOCAR- o significado humano da pele. São Paulo: Summus Editorial.
Esse livro é uma verdadeira preciosidade, apresentando inúmeras pesquisas sobre a importância do toque corporal e sobre a função tátil da música.
-          McCLURE, Vimala Schneider. Massagem infantil – um guia para pais carinhosos.SP/RJ: Editora Record
Trata-se do melhor livro que encontrei até hoje para explicar os movimentos da Shantala e todo cuidado que deve cercar a massagem do bebê, pode perfeitamente ser utilizado autodidaticamente.
-          SILBERG, Jackie. 125 brincadeiras para estimular o cérebro do seu bebê. São Paulo: Editora Ground.
Livro muito interessante que sintetiza de forma bem concisa e original o que se sabe sobre o cérebro do bebê e propõe muitas brincadeiras para estimular sua evolução neuropsicológica.
-          DOLLE, Jean-Marie. Para compreender Jean Piaget.
Minha edição é francesa, mas existe em português, naturalmente não podemos prescindir das idéias desse grande mestre, sobre os estágios de evolução da criança. Piaget continua insuperável em tudo o que disse sobre o estágio sensório motor da criança.
-          WALLON, Henry. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria.
Neste livro, muito interessante e clássico,  encontramos uma outra visão sobre os estágios de desenvolvimento da criança, que privilegia a emoção e a sociabilidade.
-          PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas e profissão docente: três facetas. In Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997.
Esse livro escrito por Perrenoud que foi consultor para a Educação no Brasil traz temas bem interessantes para a educação geral, sobretudo no capítulo indicado que discute a “improvisação regulada” e o “habitus do professor”, conceitos tão importantes para aquele que tem criar em sala de aula.

PARA SABER MAIS SOBRE ENNY PAREJO, ACESSE:
http://ennyparejo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário