sexta-feira, 9 de julho de 2010

Turismo Pedagógico em Paranapiacaba!!!

INTRODUÇÃO
O Turismo Pedagógico é uma modalidade relativamente recente no Brasil, quando comprada as outros tipos tradicionais de turismo. Sua preocupação básica centra-se na melhor maneira de conduzir a atividade educativa, de forma a alcançar finalidades pedagógicas, por meio da experiência turística. O estudo do meio se apresenta como uma possibilidade de tornar o conhecimento pertinente, contextualizado e real. A viagem é o elemento motivador para dar encanto à educação, os diversos saberes e realidades são articulados como necessidade de reconhecer e conhecer os problemas do mundo, em um ambiente de divertimento e prazeres.
Trata-se de uma das atividades que mais se harmonizam ao conceito de turismo sustentável, uma vez que sua motivação é puramente educativa, e a educação ambiental é praticada nas três dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais. Além do mais, conhecendo localidades da sua região ou do seu país, o aluno-turista passa a desenvolver um sentimento de valorização e conservação dos patrimônios sociais, culturais e ambientais das comunidades, o que torna possível o desenvolvimento do turismo sustentável.

A Vila de Paranapiacaba é a única vila ferroviária do Brasil conservada desde sua fundação, cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural, repleto de belezas naturais do bioma Mata Atlântica, e um rico acervo histórico a céu aberto perfeita para o estudo em campo.
A Ecotur - Paranapiacaba tem como uma de suas principais diretrizes promover e facilitar a vinda de visitantes, por meio do apoio ao trabalho de campo e às atividades educacionais e científicas na região.


USTIFICATIVA: Pesquisas demonstram que nós lembramos 20% daquilo que escutamos, 50% daquilo que vemos e 80% de tudo que fazemos. Ou seja, a experiência é mais bem aproveitada quando envolve a participação ativa de todos os interessados. Trazer o aluno para um ambiente novo, e desenvolver um trabalho relacionado às experiências vividas resultam em um melhor aprendizado.
OBJETIVO GERAL: Organizar e promover excursões educacionais para instituições de ensino básico, médio e superior com permanência de 01 dia de visitação na vila de Paranapiacaba, elaboradas de maneira a atender currículo escolar de cada instituição planejada junto ao corpo docente (professores) de caráter interativo e interdisciplinar (todas as matérias e interesses).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Proporcionar ao aluno a vivência do objeto de estudo em sala de aula. Aprender ganha um novo significado quando relacionado ao estudo do meio. As atividades ao ar livre e o contato direto com o patrimônio são de suma importância para o desenvolvimento, físico, intelectual e social dos alunos, criando uma relação harmoniosa entre o homem, seu meio e sua produção natural.

CONTEÚDO DA PROGRAMAÇÃO: Nossos programas são especialmente recomendados para aqueles que querem ir além dos limites de uma visita convencional e obter informação apurada sobre o que está acontecendo na Mata Atlântica; o estado de sua biodiversidade, além da história e cultura da região, e os desafios de se conciliar desenvolvimento e conservação.
RECURSOS DISPONÍVEIS: Nós trabalhamos com os professores e diretores da escola para desenvolver em conjunto as atividades pedagógicas que satisfaçam os critérios acadêmicos. Facilitamos ao máximo o trabalho dos professores auxiliando na identificação dos roteiros com as matérias desejadas, encarregando-nos da contratação de guias locais, restaurantes e assim como de todos os aspectos logísticos envolvidos.
ESTRATÉGIA PEDAGÓGICABaseia-se na monitoria cultural realizada com profissionais capacitados de maneira interativa (Monitor Cultural Local + Aluno-Turista + Professor- Turista envolvido com a atividade) desta forma os educadores conhecendo bem o local e o objetivo da visita devem garantir aos alunos-turistas:
  • Estímulo à observação e práticas sensoriais.
  • Socialização das idéias e interação com todos os membros do grupo.
  • Conceituação do temas com linguagem adequada a compreensão dos alunos.
  • Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro.
  • Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural e sua Identificação.
  • Reconhecer a responsabilidade de cada um no processo de preservação e manutenção do patrimônio cultural.
  • Desenvolve atividades de iniciação cientifica de modo interdisciplinar e participativas
PREENCHA O FORMULÁRIO NO SITE E CADASTRE-SE














Nenhum comentário:

Postar um comentário